Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/04/2006

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: mais do mesmo

Secção Padre Anchieta

Confesso que não tive pachorra para ouvir o discurso do senhor presidente da República na Assembleia. Não tive, nem prevejo que venha a ter.

Avaliando pelo resumo do Público, tratou-se de mais do mesmo. Diagnóstico? Os coitadinhos. Medicina? O medicamento do costume em doses maiores. O medicamento do costume tem como princípio activo o estado napoleónico-estalinista e como excipiente o compromisso cívico, no manipulado do professor Cavaco Silva.

Como era de esperar, a prescrição cavaquista entusiasmou o senhor engenheiro a sua tropa, as tropas do doutor Mendes e o que resta das tropas do CDS. Quanto ao PCP e aos Berloque de Esquerda, nem por isso, o que é manifestamente má vontade, porque é mais o que os une ao resto da tropa do que o que os divide (entusiasmos e má-vontade aqui relatados).

Tudo isto é aborrecido de tão previsível. Verdadeiramente excitante deveria ser (se eu soubesse) o que se passou nas mentes das criaturas (incluindo liberais de salão) que depositaram no professor Cavaco Silva as suas esperanças de caminhar para a construção do estado liberal.

Três bourbons para o professor Cavaco Silva, que só engana quem gosta de ser enganado e quatro chateaubriands para as esperançosas criaturas (incluindo liberais de salão).

Sem comentários: