Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/10/2008

CASE STUDY: De como a observação do tamanho do pénis e dos cornos do O. Taurus pode levar a poupar dinheiro nas escolas americanas.

Segundo uma versão, Sarah Palin é uma criacionista. Segundo outra, pratica a dúvida cartesiana e defende o ensino do criacionismo a par do evolucionismo ou seja, defende uma solução do tipo pro-choice, tal como no domínio dos direitos reprodutivos. Em qualquer das duas versões, Sarah Palin não está só. Na primeira versão, está acompanhada por milhões de rednecks. Na segunda, a companhia é mais selecta: até alguns liberais blogoesféricos subscrevem a doutrina, salvo erro. No plano especulativo-académico, tal doutrina poderá à primeira vista fazer sentido. Tanto quanto, por exemplo, o ensino em paralelo do geocentrismo e do heliocentrismo. É claro que no mundo real, onde se passam coisas desagradáveis, como o eventual colapso do sistema financeiro, a coisa fia mais fino, porque não há dinheiro, nem pachorra, para estes diletantismos.

Por um momento, vamos supor que havia o dinheiro e a pachorra e adicionemos o facto científico de durante a última meia dúzia de milénios não terem sido registados exemplos de evolução fora do domínio dos seres unicelulares. Neste domínio as coisas parecem mais pacíficas - até um criacionista terá dificuldade de negar a evolução se for infectado por uma mutação do vírus H5N1.

Infelizmente para esta doutrina pro-choice, pela primeira vez foi possível observar a evolução duma espécie pluricelular durante a duração duma vida humana. Investigações recentes do escaravelho Onthophagus taurus provam que num curto período de 50 anos foram observadas evoluções significativas do tamanho do pénis e das antenas (ou cornos). Em resposta a condições ambientais diferenciadas, particularmente à densidade das populações de O. Taurus, estas evoluíram aumentando nuns casos o pénis, noutros os cornos dos machos, como que praticando um tradeoff evolucionista para poupar energia optimizando o potencial reprodutivo - isto é, as probabilidade de fecundarem uma fêmea. Ora aqui está uma abordagem que o liberalismo especulativo-académico poderia adoptar poupando assim o ensino em paralelo do evolucionismo e do criacionismo.

Sem comentários: