Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/06/2008

ESTADO DE SÍTIO: mais dum mesmo, outra vez

Só distraídos poderiam esperar que algum dos três candidatos com hipóteses nas directas do PSD poderia seria outra coisa do que mais dum mesmo - um mesmo que é o mesmo de sempre com os retoques idiossincráticos dos candidatos e as pequenas diferenças que separam os seus correligionários.

O doutor Santana Lopes seria igual a si próprio e já nos mostrou suficientemente o seu self durante 30 anos. Talvez tivesse algumas ideias que exporia com reconhecida eloquência, mas provavelmente as suas ideias menos más não seriam novas e as suas ideias novas não seriam boas. O seu PPD/PSD já deu o que tinha a dar, ainda que o próprio Santana Lopes tenha virtualidades de nos animar durante mais uns 20 ou 30 anos.

O doutor Passos Coelho rapidamente deixaria cair as suas veleidades liberalizantes para ficar prisioneiro da realidade que é a do aparelho do PSD que apostou nele e a que ele próprio pertence há mais de 20 anos. Aparelho que se sustenta da ocupação do estado que tenta parasitar com a mesma gula vampírica de sempre.

A ideia mais elaborada que a doutora Ferreira Leite tem para governar o país, se lhe derem a oportunidade (um se de tamanho XL), é a reedição do cavaquismo com 20 anos de atraso, agora matizado com umas preocupações sociais. Recorde-se que o cavaquismo durante 10 anos compôs os cacos do estado que recebeu do Bloco Central e criou as fundações para o monstro voraz que hoje consome metade da riqueza produzida pelo país.

No final 4 anos de socratismo durante os quais o governo dissipou ingloriamente todo o crédito de que dispôs para fazer as reformas indispensáveis para o país sair do limbo, ficará o ressentimento de interesses ameaçados, mas nunca postos em causa, e de desigualdades sociais arbitrárias e inúteis de que não resultou maior competitividade. É este o país doente que espera a doutora Ferreira Leite e não se vê que as suas medicinas possam curá-lo.

Sem comentários: