Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/10/2007

ARTIGO DEFUNTO: consolidação quê?

As despesas totais que se estima irão aumentar este ano 2,4%, aumentarão no próximo ano 4,4%. As despesas correntes primárias (o custo das quantidades pantagruélicas de palha que a vaca marsupial pública consome) aumentarão respectivamente 1,8% e 4,2%. É claro, para reduzir o défice em 2008, sem aumentar a dívida pública que ficará em 64,1% do PIB (4,1 pontos percentuais acima do critério de Maastricht), a coisa tem que se financiar com um aumento de 5,8% das receitas totais e 3,8% das fiscais.

Que tal se o governo deixasse o défice sossegado e cortasse na despesa pública? Qual dos dois cenários será menos mau: um défice de 5% com receitas de 35% e despesas de 40% do PIB, por exemplo, ou, como é o caso, um défice de 2,4% com receitas de 42,7% e despesas de 45,1% do PIB?

Alguém me explica porquê os mídia não chamam os bois pelos nomes em vez de se enrolarem com eufemismos bacocos?

Sem comentários: