Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/07/2007

NÓS VISTOS POR ELES: os pedintes em geral e os alfacinhas em particular

Com a campanha em curso para as eleições autárquicas em Lisboa cai bem para animar os candidatos de todos os quadrantes recordar os pensamentos de William Beckford sobre a cidade, cuja actualidade parece manter-se, e concluir quão espinhosa é a missão de governar a cidade.
«Quanto mais se conhece Lisboa, menos ela corresponde às expectativas despertadas pelo seu magnífico aspecto a partir do rio. Pudesse um viajante ser subitamente transportado, sem preparação nem preconceito, a muitas partes desta cidade, concluiria razoavelmente estar a atravessar uma sucessão de aldeias amontoadas, dominadas por maciços conventos.»
Beckford faz também um juízo sobre os nossos mendigos, que não parece tão actual, porque os nossos mendigos, à força das transferências comunitárias, usufruem agora dum status mais dignificado, sobretudo a nova geração de pedintes que o estado napoleónico-estalinista criou e alimenta carinhosamente.
«Nenhuns mendigos igualam os de Portugal em força de pulmões, profusão de vermes, variedade e arranjo de andrajos e perseverança destemida.»

Sem comentários: