Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/01/2005

ARTIGO DEFUNTO: Quem não parece ter as dúvidas

Quem não parece ter as dúvidas do Impertinências é o semanário Expresso. Na primeira página publica uma foto 28x12cm do putativo vencedor absoluto das próximas eleições. Essa foto bem poderia ter sido tirada por uma neta da Leni Rifensthal inspirada no Triumph des Willens da sua avó.

Para não deixar quaisquer dúvidas aos leitores sobre quem apoia, o Expresso publica, em contraponto àquela foto do engenheiro Sócrates, duas outras criteriosamente escolhidas do doutor Calimero Lopes, com aquele ar vagamente ridículo que ele pendura quando hesita entre a pose de pensador e a de estadista. O doutor Calimero é acompanhado no ridículo pela sua ajudante na educação - a inefável doutora Carmo - que posa com o dedinho espetado apontando para o seu belo nariz grego.

Em contraponto à foto da doutora Carmo está uma bela foto cuidadosamente descuidada da viúva do professor Sousa Franco, candidata pelo PS, com uma legenda por baixo onde se garante que foi social-democrata desde o berço.

A coisa é tão óbvia que o arquitecto Saraiva no seu editorial confessa que o «calvário» do doutor Calimero o «começa a incomodar». Se o «lesma do casaquinho cor de merda», como lhe chamou o doutor Rangel (episódio que aqui recordei), quando escreveu o editorial já tivesse lido o 1º caderno, certamente teria escrito «me acaba» em vez de «me começa».

Sem comentários: