Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/01/2009

A falência anunciada do estado social português

Face ao panorama do endividamento aqui descrito pelo Impertinente, é de esperar que o rating da República se vá degradando sucessivamente. Não é por isso surpreendente que a Standard & Poors tenha anunciado que colocou em vigilância com implicações negativas o rating de longo prazo da dívida pública significando que haverá proximamente uma degradação do rating (actualmente AA-) com as esperadas consequências no aumento do spread.

Igualmente em vigilância com implicações negativas foi colocado o rating de longo prazo da dívida da Caixa, por ser detida na totalidade pelo Estado português.

Imagine-se qual seria o rating das empresas públicas não financeiras, que segundo o Tribunal de Contas têm uma dívida total superior a 17 mil milhões, o que corresponde a cerca de 15% da dívida directa do Estado.

Para se estimar o endividamento total do Estado português é necessário adicionar a dívida das empresas públicas sem omitir as responsabilidades do Estado actuais e futuras por pensões, quer do regime geral (Segurança Social) quer da função pública (CGA). Estas responsabilidades, se quantificadas (deverão corresponder a vários múltiplos do PIB anual), demonstrariam a falência do estado social.

Sem comentários: