Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/12/2008

O paciente ainda não morreu da doença mas pode vir a morrer da cura

Qual foi a causa sine qua non da crise financeira global? Dinheiro estúpido, como aqui recordou o Impertinente ao citar Walter Bagehot [At particular times a great deal of stupid people have a great deal of stupid money and there is speculation and there is panic]. Dinheiro estúpido é o dinheiro estupidamente barato.

Nos EU as taxas fixas para hipotecas a 30 anos atingiram o seu valor mais baixo desde 1971, ano em que Freddie Mac começou a publicar as taxas, o que fez os pedidos de hipoteca dispararem outra vez.

As taxas Euribor estão há quase três meses a cair e aproximam-se perigosamente dos valores mais baixos nos últimos anos.


Enquanto isso, a DECO, saudosa dos tempos da banca nacionalizada, pede ao BdP para «obrigar os bancos a aplicar um só valor (de comissões) no início» do contrato.

Sem comentários: