Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/04/2009

CAMINHO PARA A SERVIDÃO: uma estratégia para a vida

Não seria preciso os rapazes do ISCTE terem torturado as suas meninges e construírem o Índice de Consciência Reforma (ICR). Todos nós já sabíamos o que os portugueses pensam do futuro (a Deus pertence) e o que esperam do Estado (tudo), em particular o que esperam em matéria de pensões de reforma (que custem pouco, cheguem cedo e com suficiência). Já que os rapazes fizeram o estudo, infelizmente pouco frequente entre nós, praticantes do palpite, convém dar-lhe alguma utilidade.

A primeira conclusão é que numa escala de 0 a 100 o bendito ICR apresentou um valor médio na amostra de 10,4, e um máximo de 53,1 pontos percentuais. Registe-se que entre os 1.000-mil-1.000 inquiridos o melhor classificado, se este fosse um exame do secundário, teria passado à tangente.

É também extraordinário que, apesar de só 26% dos inquiridos confiar no sistema de segurança social, 72,5% conta com ele. Os 58,8% que também contam com o apoio da família esquecem que 72,5% das respectivas famílias está a contar com o sistema de segurança social.

Como se escreve no estudo, é «uma estratégia para a vida» ou, se preferirem, como se titula no DE «70% dos portugueses espera depender do Estado»

Sem comentários: