Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/05/2008

Propostas de pós-graduação (2)

Sempre segundo o inquérito 2008 do Guia Expresso do Estudante, mais algumas «propostas» notáveis de pós-graduações, mestrados e doutoramentos que nos hão-de levar ao Olimpo das qualificações.

Da Faculdade de Letras de Coimbra chega-nos o mestrado Ensino de Inglês e de outra Língua Estrangeira no Ensino Básico ou de Inglês e de Outra Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com uma duração de 4 semestres digna do comprimento do título. 4 semestres são certamente suficientes para um ucraniano falar um português quase perfeito mas podem não ser suficientes para um licenciado português em Línguas Modernas aprender a ensinar jovens portugueses a falar mesmo imperfeitamente Inglês ou outra Língua Estrangeira.

O mestrado Vitimização da Criança e do Adolescente, proposto pela Faculdade de Medicina de Lisboa com a duração de 4 semestres, é sem dúvida um dos mais promissores nas saídas profissionais. Esperamos ansiosamente pelo mestrado Vitimização do Adulto que resolveria o desemprego dos licenciados em Psicologia e Ciências Sociais, aos quais também é proposto a Vitimização da Criança e do Adolescente.

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve oferece um must em pós-graduações: Ensino de Competências Comutativas na Aula de Inglês. A «proposta» só é manchada por uma duração reduzida face às complexidades da Comutatividade que não se compadecem com uma meras 25 horas.

Amanhã pode haver mais.

Sem comentários: