Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/07/2008

A promiscuidade não é uma prática recomendável (também nos bancos)

Ainda estamos longe do fim dos ajustamentos nos bancos portugueses, que estão a pagar as consequências de irem para a cama uns com os outros e todos eles com os seus clientes.

Caiem as acções do Millenium bcp e o BPI regista as correspondentes menos-valias nas suas participações. Caiem os activos e os resultados do BPI, o que faz cair a sua cotação, o que, por sua vez, faz cair ainda mais o Millenium bcp, o que faz cair outra vez o BPI, e assim sucessivamente.

Caiem as acções do Millenium bcp e do BPI e o valor dos fundos de pensões do Millenium bcp e do BPI cai também, o que gera uma insuficiência face às responsabilidades por pensões que os bancos terão que repor. No entretanto, o mercado desconta essa insuficiência nas cotações que caiem outra vez.

Caiem as acções do Millenium bcp e do BPI e os grandes accionistas cotados (sobretudo os accionistas do Millenium bcp) vêem os activos diminuir e o mercado penalizar as suas acções. Diminuem os activos desses clientes e o seu risco de crédito aumenta. O mercado não deixará de penalizar os bancos de que são accionistas e clientes com empréstimos avultados (a Teixeira Duarte, accionista do Millenium bcp, deve-lhe mais do que valor da sua capitalização bolsista).

Sem comentários: