Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/05/2006

ARTIGO DEFUNTO: está a expirar o período de borla

Começam a avolumar-se os sinais de fumo do fim do período de graça do governo do senhor engenheiro. Nas últimas semanas a sucessão de más notícias sobre o futuro da economia, a vida aquém do orçamento, a vida do orçamento, e a vida para além do orçamento - a sustentabilidade financeira da segurança social jurada pelo senhor engenheiro em anteriores governos foi descoberta moribunda uma bela manhã. A semana passada tornou-se público o privado cansaço do excelso professor Freitas. Nos últimos dias desfez-se o castelo de areia da refinaria Vasco da Gama.

Folheio os pasquins semanários e continua (Independente) ou começa (Expresso) a ser notória a fuga dos ratos do navio governamental. Um navio sacudido pela borrasca, ligeiramente à deriva, descaindo para as rochas da recessão, com um capitão a fazer discursos que anunciam a bonança e a tripulação ligeiramente desorientada, vagamente amotinada, que começa a ver crescer as vagas alterosas sopradas pelo vento da globalização.

Os sujeitos passivos ainda não perceberam o que se passa, ligeiramente hipnotizados pelo fascínio mediático do senhor engenheiro, distraídos pelo rufar dos tambores corporativos (professores, juizes et alia) e intimamente satisfeitos com o ilusório ataque aos «privilégios».

Mas as nuvens começam a acastelar-se no horizonte. Está a expirar o período de borla.

Novo termo para o Glossário das Impertinências:

Período de borla
Diz-se do período de graça concedido pelos sujeitos passivos ao governo, que foi, ou está a ser, malbaratado por anúncios mirabolantes, pelo uso intemperado do marketing político, pela gestão chicoesperta das expectativas, pelo insulto à inteligência dos eleitores, pela escassa capacidade concretizadora.

Sem comentários: