Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/07/2008

TRIVIALIDADES: novas bichezas (1)

Todos os anos são acrescentadas mais umas centenas ou milhares às espécies conhecidas. Em 2006 segundo o "State of Observed Species" foram descobertas ou descritas pela primeira vez 16.969 novas espécies, entre elas este simpático bichinho baptizado de Oxyuranus temporalis e considerado uma das serpentes mais venenosas no mundo.

Originária da Austrália, a bicha parece ser bastante rara. Apesar da raridade, suspeito que em Portugal existam vários espécimenes de Oxyuranus temporalis, como por exemplo a doutora Isabel Pires de Lima (pelo menos é o que devem ter pensado os senhores engenheiro Sócrates e o doutor Luís Miguel Cintra depois de lerem a carta aberta (*) «ao Aristocrata da Cultura Luís Miguel Cintra».

(*) É uma contradição nos termos. Uma carta é fechada. Uma carta que é aberta, não é fechada. É, pois, uma carta que não é uma carta. É uma circular que tem como destinatários reais toda a gente menos o destinatário formal. É também uma grande falta de vergonha de quem a escreve, ao divulgar os seus termos por terceiros, muitas vezes antes do destinatário a conhecer, sem cuidar de saber se autorizaria. É, em suma, um insulto à inteligência de todos os seus destinatários. [Glossário das Impertinências]

Sem comentários: