Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/07/2006

DIÁRIO DE BORDO: seria só herético, heterodoxo e homofóbico

Já estava sem pachorra para a atitude ingrata do povo incólto e das luminárias com mister Scolari. Estou a ficar sem pachorra com a atitude da intelligentzia face à bola. Enquanto a choldra rejubila com os sucessos dos rapazes do mister Scolari, a intelligentzia olha para o lado agoniada com a vulgaridade. Ainda se fossem só as luminárias obesas, movendo-se com dificuldade de uma vernissage para um colóquio, gemendo no entretanto sob as mãozinhas da menina do shiatsu. Se fossem só essas, eu compreenderia. É natural que lhes dê uma pontinha de mal disfarçada inveja ao verem uns miúdos cheios de virilina, idolatrados por umas miúdas já fora do seu alcance.

Até aí cheguei. É mais difícil de perceber a agonia das luminárias escorreitas, elegantes, bronzeadas, movendo-se com elegância de uma vernissage para um colóquio, gemendo no entretanto sob os aparelhos do ginásio. Só se for inveja. Outra inveja. Qual é o problema afinal? Se os rapazes do mister Scolari tivessem baqueado na fase de qualificação, seria por isso que os jovens ignorantes ficariam mas letrados, os professores mais proficientes, os funcionários públicos mais diligentes, os políticos mais competentes, os empresários mais afoitos, os trabalhadores mais produtivos e a intelligentzia menos pesporrente? Não? Então porque não deixam o povo incólto em paz, rejubilando com o êxito dos nossos únicos profissionais de sucesso? Porque não dão corda aos sapatinhos de pelica e começam a fazer pelas suas vidinhas?

Se as luminárias de todos os quadrantes e especialidades estivessem ao nível dos rapazes de mister Scolari, já teríamos resmas de prémios Nobel, Francoforte ficaria coalhada de escribas portugueses autografando livros que se venderiam como pão quente, os departamentos de patentes de todo o mundo fariam horas extraordinárias para registar o produto das nossas criativas mentes, as nossas empresas estariam no Stoxx50, e eu não teria um blogue desalinhado, desconforme, herético, heterodoxo, homofóbico, fora do baralho e impertinente. Seria só herético, heterodoxo e homofóbico.

Sem comentários: