Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/11/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (90c)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 90a e 90b)

"Flagrante de Lítio"

Este post já estava escrito quando foi conhecida a renúncia do Dr. Costa por estar a ser investigado em inquérito do Supremo Tribunal de Justiça, tema que por falta de tempo fica adiado para a próxima edição do Semanário de Bordo da Nau Catrineta, nau que com toda a probabilidade já não será comandada pelo Dr. Costa, ainda que não seja de excluir que continuará a navegar no caminho para o socialismo.

A investigação pode ter acabado com a carreira política do Dr. Costa porque desta vez a coisa passou a fronteira, como exemplifica a circunspecta The Economist, onde rarissimamente se escreve sobre Portugal dos Pequeninos, que ontem poucas horas depois de conhecida a renúncia publicou uma peça em que considera «on November 7th his good fortune came to an abrupt end» e termina com um panegírico que parece ter sido escrito pelo agitprop do PS: «under Mr Costa, Portugal had become a European success story. The country’s strong economic growth and booming tourism and tech sectors have turned it from a European backwater into a magnet for investors, and it has won praise for progressive health and social-welfare policies.» (o mundo não é perfeito e até numa revista de excelência se escreve bullshit).

Boas Novas

No decurso do debate parlamentar do OE2024 não faltaram as boas novas, porj exemplo:

17 mil habitações para renda acessível - após seis anos resultaram dos programas de Renda Acessível do Dr. Pedro Nuno 771-contratos-771 contratos, ou seja, 0,084% dos 921 mil arrendamentos em Portugal;

A almofada de liquidez Estado terá reforço de 30% em 2024 - isto será suficiente para uns 25 dias de despesa pública (no governo PSD-CDS a almofada chegou a atingir quase 50 dias).

Boa Nova das camas para estudantes antes e depois do choque com a realidade
  • Fevereiro de 2022 - governo anuncia que PRR financia 15 mil camas de residências estudantis até 2026;
  • Setembro de 2022 – governo anuncia 26 mil camas para estudantes do ensino superior até 2026;
  • Setembro de 2022 - Governo prometeu criar 12 mil camas em residências universitárias entre 2019 e 2022 e reabilitou de 873 e criou 1027;
  • Novembro de 2023 - Governo que 10 meses lançou 139 camas diz que nos 2 meses que restam até ao fim do ano lançará 933.
As 200 mil dormidas da Web Summit ficam um poucochinho caras

Depois da imbecilidade do Paddy, a Web Summit ficou em risco, com grande preocupação de luminárias como os Drs. Marcelo, Costa e Moedas, que esperavam com ansiedade os abraços do Paddy no palco do Altice Arena, pelos quais os contribuintes pagarão 11 milhões por ano até 2028, quer haja ou não abraços. 

Ah, já me esquecia teremos resmas de oradores entre os quais os Drs. Costa e Moedas, na qualidade de promotores, e Miss Morena Baccarin, bela actriz brasileira, «passionate advocate for the protection and empowerment of women and girls», que só por ela valerá o preço do bilhete.

De volta ao velho normal

Até Outubro foram vendidos quase 200 mil veículos novos, mais cerca de 30% do que no mesmo período do ano passado o que consolida o honroso 14.º lugar de Portugal na taxa de motorização da UE. Porque será que isto me faz lembrar os anos que precederam o resgate?

Se devemos ao Dr. Costa o “bom momento da economia”, a quem devemos os maus momentos

Em resultado da queda de 8,8% das exportações de bens no 3.º trimestre o PIB diminuiu 0,2% (a quarta maior queda na UE) em relação ao trimestre anterior e em termos homólogos o crescimento no trimestre caiu para 1,9%.

Saberão eles o que estão a fazer?

Segundo a ministra adjunta que tutela a AIMA que substitui o SEF, esta agência irá «lançar uma megaoperação de recuperação de pendências até ao fim de Março», da qual resultará a legalização de 600 mil imigrantes. A pergunta é retórica, é claro que não sabem.

Sem comentários: