Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2024

Putin has an underground war going on with Europe and Europe doesn't even realize it

«The fire that broke out in the Diehl Metall factory in the Lichterfelde suburb of Berlin on May 3rd was not in itself suspicious. The facility, a metals plant, stored sulphuric acid and copper cyanide, two chemicals that can combine dangerously when ignited. Accidents happen. What raised eyebrows was the fact that Diehl’s parent company makes the iris-t air-defence system which Ukraine is using to parry Russian missiles. There is no evidence that this fire was an act of sabotage. If the idea is plausible it is because there is ample evidence that Russia’s covert war in Europe is intensifying.

In April alone a clutch of alleged pro-Russian saboteurs were detained across the continent. Germany arrested two German-Russian dual nationals on suspicion of plotting attacks on American military facilities and other targets on behalf of the GRU, Russia’s military intelligence agency. Poland arrested a man who was preparing to pass the GRU information on Rzeszow airport, the most important hub for military aid to Ukraine. Britain charged several men over an earlier arson attack in March on a Ukrainian-owned logistics firm in London whose Spanish depot was also targeted. The men are accused of aiding the Wagner Group, a mercenary group that has been active in Ukraine and is now under the GRU’s control. On May 8th Britain announced that in response to “malign activity” it was, among other steps, expelling Russia’s defence attaché, an “undeclared” ´GRU officer.

A number of Baltic states have also accused Russian intelligence services of recruiting middlemen to attack property and deface monuments. In February Estonia said it had arrested ten people and broken up a plot to attack the cars of the country’s interior minister and the editor of a news website. Latvia’s security service said it had detained an Estonian-Russian citizen who had poured paint on a memorial to Latvian soldiers who fought the Red Army in the second world war. In March an ally of Alexei Navalny, the Russian opposition leader who died in Russian custody in February, was attacked with a hammer in Lithuania’s capital, Vilnius.

14/05/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (6b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

(Continuação de 6a)

O não é sim. Chega salta em andamento para o calhambeque socialista

A coligação PS-Chega aprovou o pagamento das portagens nas SCUT por quem não as utiliza e votou o projecto de lei do PS para aumentar para até 800 euros a dedução das rendas no IRS. A proposta do governo no IRS não foi votada e baixou à especialidade.

Pare, escute e olhe! A luz no fundo do túnel Ferrovia 2020 pode ser um comboio espanhol

Perguntado sobre o futuro do transporte ferroviário na Europa no contexto dos planos da Comissão Europeia, Óscar Puente, ministro dos Transportes do governo espanhol, não enganou ninguém e disse «a Renfe vai operar onde tiver oportunidade». Ora, oportunidades são o que não faltam quando se faz o ponto de situação do Ferrovia 2020 que em 2024 tem um atraso total em todos os troços de 33.074 dias.

O Dr. Pedro Nuno quer corrigir a governação do PS com o grupo parlamentar do PS

Provavelmente insatisfeito com os resultados de oito anos de governos de socialistas onde participou, o Dr. Pedro Nuno apresentou uma proposta de alterações ao IRS com o fim do adicional de solidariedade e criando um 10.º escalão.

Take Another Plan. De volta ao velho normal

Depois do celebrado lucro de 177 milhões em 2023, inteiramente resultante de um “empréstimo” a fundo perdido sem juros de 3,2 mil milhões, que aos juros correntes representa duas centenas de milhões por ano, a TAP voltou no 1.º trimestre ao seu normal com 72 milhões de prejuízos.

A insustentável leveza da sustentabilidade

mais liberdade

Para quem conheça o Institute Global Pension Index da Mercer que situou o sistema português de pensões em 41.º lugar em 44 países no que respeita a sustentabilidade, o diagrama anterior que situa Portugal em sétimo lugar nos 27 países da UE no que respeita ao peso das responsabilidades futuras em relação ao PIB, não constituirá surpresa.

13/05/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (6a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

Afinal o Dr. Medina não é economista, é engenheiro e Mestre em Ilusionismo

À pala da classificação como contabilidade pública ou contabilidade nacional, podemos relevar ao Dr. Medina uma parte das despesas extraordinárias que, segundo o Dr. Miranda Sarmento, o anterior governo aprovou no valor de 1.080 milhões de euros, quase todas depois das eleições legislativas, mas não todas. Nem se pode relevar a manobra de extorquir um total de 115 milhões a vários títulos à Águas de Portugal, à Casa da Moeda e à NAV para a arredondar o rácio da dívida pública.

A pesada herança da autoestrada mexicana do PS

«Entre 2016 e 2023, o investimento público foi apenas de 2,2% do PIB, muito abaixo da média entre 2000 e 2010 (4,2% do PIB) e, mais chocante ainda, abaixo da média do período da “troika” (2,5% do PIB). Aliás, este padrão de sub-investimento prolongou-se até ao final do anterior governo. Dos 1,2% do PIB de “excedente” orçamental de 2023, 1,0% do PIB corresponde a investimento público orçamentado e não executado.» ( Pedro Braz Teixeira)

Em 2023 do investimento público orçamentado de 8,6 mil milhões apenas foram executado 78,2% (6,7 mil milhões), equivalente a 2,5% do PIB, o segundo rácio mais baixo da UE, e uma boa ajuda para o brilharete do superavit do Dr. Medina.


O diagrama anterior mostra-nos na cauda da Óropa em termos de investimento público, a anos-luz dos sobreviventes do colapso do Império Soviético que, por esta e por outras razões, nos estão a ultrapassar um após outro e ano após ano.

Choque da realidade com a Boa Nova

Recordam-se do plano do Dr. Costa para apoiar com 200 euros o pagamento da renda de professores deslocados – o que foi identificado como um grave problema – nos contratos celebrados a partir de Setembro do ano passado? Foram aprovadas até agora 10 (dez) candidaturas.

(Continua) 

Crónica de um Governo de Passagem (1)

Navegando à bolina
Um Governo de Passagem 

O governo AD só não é um governo provisório porque não será seguido por um governo definitivo. Está lá para fazer tempo à espera das eleições europeias e depois verá se cai o governo ou se cai a coligação PS-Chega. Entretanto, ainda que quisesse governar e soubesse como, o calhambeque socialista informal com o Chega a bordo não o deixaria. Portanto, estamos nisto. 

 À procura do astrolábio

São problemas de comunicação, como os 1.500 milhões de descida do IRS que afinal eram só 150 milhões, como a incorporação de delinquentes juvenis, como o pingue-pongue entre os ministros das Finanças actual e anterior sobre o défice deste ano - em contabilidade pública ou em contabilidade nacional? 

São problemas de coordenação como o de um ministro a garantir aos professores as “promoções” e outro a desmenti-lo ou ainda uma ministra a despedir uma provedora e obrigá-la a manter-se no lugar. Assim, estamos nisto.

12/05/2024

CASE STUDY: Construir ciclovias com os dinheiros de Bruxelas é mais fácil do que convencer o povo a usá-las

Expresso

Em três anos mais 450 mil veículos particulares. Apesar do enorme crescimento da frota automóvel, se acreditarmos nas declarações oficiais, com o investimento em ciclovias e a endoutrinação ambiental, a utilização de outros meios de transporte deveria estar a aumentar e a intensidade de utilização dos veículos privados a diminuir, o que visivelmente não está a acontecer.

Fonte: Economist

Um estudo recente envolvendo 850 milhões de pessoas de 794 cidades, entre as quais sete cidades portuguesas, em que foi medida a intensidade da caminhada a pé e da utilização de bicicleta, caracteriza as cidades portuguesas com baixa ou média intensidade desses meios de transporte e também sem predominância do transporte colectivo. Note-se que o ranking é o mundial, que inclui as cidades dos EU e Canadá com alta intensidade de utilização do veículo privado; num ranking europeu as cidades portuguesas ficam pior classificadas. Mais uma vez, a realidade não acompanha o pensamento milagroso.

11/05/2024

Anatomia de uma "cleptocracia etnonacionalista gerida por um pleonexíaco com uma mesa demasiado longa"

«John Sweeney is a writer and reporter, old school. He remained in the Ukrainian capital throughout the Battle of Kyiv and his latest book, Killer In The Kremlin, reveals Vladimir Putin to be the monster he is. Sweeney's philosophy is: ‘I poke crocodiles, if crocodiles they be, in the eye with a stick.’

He’s helped free seven people falsely accused of killing babies, starting with Sally Clark, reported on wars, revolutions and trouble around the world, gone undercover to Zimbabwe, Chechnya, twice, and North Korea. He upset Donald Trump by asking him about his links with the mob - Trump walked out on him - and upset Vladimir Putin by asking him about Russia's role in the shooting down of MH17. But he is probably best known for shouting at the Church of Scientology.

After 17 years at the BBC for Panorama and Newsnight, he is now a free spirit, up for the right kind of trouble.» 

 
Leitura dedicada em especial aos Putinversteher e em geral a quem possa sentir-se fascinado pelo "homem forte" imaginado pelos idiotas úteis do mundo ocidental como exemplo de líderes que evitariam a degeneração dos costumes e exterminariam o wokeism. Sim, é possível que esses homens fortes fizessem isso no caminho para eliminar todas as liberdades.

10/05/2024

CASE STUDY: Os resultados da IA da Google influenciada pela doutrina woke são difíceis de distinguir da Estupidez Natural

«Quando solicitado a mostrar imagens de papas, nazis, cavaleiros e dos fundadores da América,
 Gemini produziu imagens que retratavam exclusivamente pessoas de cor. (Imagens geradas pela Gemini)»

«Foi uma exibição que teria impressionado até mesmo Orwell: a busca por imagens de “nazis” e o chatbot de IA do Google mostra quase exclusivamente nazis negros gerados artificialmente; pesquise “cavaleiros” e você encontrará cavaleiros asiáticos femininos; pesquise “papas” e são papas mulheres. Peça-lhe para partilhar o slogan Houthi ou definir uma mulher, e o novo produto do Google diz que não o fará, a fim de evitar ofensas. Quanto a saber se Hitler ou Elon Musk são mais perigosos? O chatbot AI diz que é “complexo e requer uma consideração cuidadosa”. Faça-lhe a mesma pergunta sobre Obama e Hitler e dir-lhe-á que a pergunta é “inapropriada e enganosa”.» 

(De uma newletter da Freepress)

09/05/2024

ARTIGO DEFUNTO: Títulos que são todo um programa de indução subliminar

Expresso

Será preciso recordar que este ministro das Finanças foi nomeado há cinco semanas, sucede ao Dr. Medina que no primeiro trimestre deste ano emitiu OT no valor de 9.125 milhões de euros, que a emissão a que o artigo se refere fazia parte do plano de colocação da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, que os juros vêm aumentando há dois anos e que, portanto, o Dr. Miranda Sarmento tem tanto a ver com estes juros e esta emissão quanto o papa Francisco? Note-se que origem da notícia é da Lusa mas o título é do jornalista de causas de serviço no semanário de reverência.

Dúvidas (372) - O que move o Dr. Ventura ao pretender limitar o direito de expressão do Dr. Marcelo, um notório picareta falante?

É pouco frequente escrever sobre o Chega ou o seu líder Dr. Ventura, principalmente porque as minhas críticas iriam acrescentar-se, ainda que por razões e pressupostos muito diferentes, à enxurrada que o jornalismo de causas e a comentadoria do regime lhe dedica, ou mesmo, para os distraídos, confundir-se com essa enxurrada.

Abro mais uma excepção para comentar a iniciativa aprovada ontem pelo grupo parlamentar do Chega de apresentar uma queixa-crime contra o Dr. Marcelo "por traição à Pátria", fundada no facto deste último ter defendido as reparações às ex-colónias num jantar com jornalistas estrangeiros. 

Sobre o fundo da questão não vou agora discorrer porque em várias ocasiões (por exemplo aqui ou aqui) já disse o que tinha a dizer, como disse sobre o Dr. Marcelo, em quem não votei. O que pretendo salientar é que, por muitos disparates que o Dr. Marcelo produza e nem mesmo pelo exercício deplorável dos seus dois mandatos, exercício que faz dele um dos piores presidentes da República, se não mesmo o pior, ele não perde a liberdade de os exprimir.

Pretender inventar um crime de expressão que obviamente não existe (por enquanto), como sabe muito bem o Dr. Ventura, pode ter dois propósitos, ambos para mim preocupantes, não pelos efeitos que são com toda a probabilidade inócuos, mas pelo que isso pode indiciar: ou bem se pretende intimidar a criatura, ou bem se pretende excitar os piores sentimentos da turba num exercício demagógico tão ao gosto do Dr. Ventura. Em ambos os casos, isso revela tiques totalitários de mau prenúncio.