Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/04/2023

Eis o resultado das políticas socialistas de viver pendurado nos dinheiros da Óropa

Este blogue está quase a completar 20 anos e nesse longo período escreveram-se aqui dezenas de posts sobre a produtividade em Portugal que é baixa e, pior que isso, cresce mais devagar do que a maioria dos países mais pobres da UE, e sobre as consequências desastrosas disso. 

Desde a adesão à UE em 1986 os pastorinhos da economia dos amanhãs que cantam e as luminárias do regime vêm celebrando os dinheiros dos contribuintes europeus derramados sobre uma economia anémica parasitada por um capitalismo periférico e dependente, e continuam a lamentar os baixos salários como se fosse possível produzir pouco e ter salários altos.

O resultado é visível e tão visível que até um departamento do Estado sucial não pôde ignorar e em mais um estudo palavroso (*) inseriu as tabelas seguintes que mostram o caminho que tem vindo a percorrer o Portugal dos Pequeninos governado por diversas modalidades de socialismo.   
Como se pode ver, em 20 anos, dos quais o PS desgovernou durante 12 anos, a produtividade em relação à média UE ficou praticamente estagnada, de 63,6% passou 63,7%. Como exemplo, três dos sobreviventes do colapso do império soviético no mesmo período registaram aumentos de 39,3% para 91,8%, de 26,7% para 78,0% e de 28,5% para 76,0%. 

Pior é difícil.

(*) A produtividade das empresas em Portugal - Determinantes intrínsecas e de contexto, Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, Abril 2023, disponível em link.

Sem comentários: