Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/06/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (9)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

Alguém me pode explicar porque se está a discutir a aprovação do OE2025 se ainda não se sabe o que será e quem o apresentará?

Por um lado, é o Dr. Marcelo, sempre preocupado com o espalhafato mediático e receando o esgotamento do tema das compensações pela escravatura, que se agita com um apelo à aprovação do OE 2025. Por outro, é o Dr. Pedro Nuno que, em vez de fazer ouvidos moucos a esta patetice, aproveita para falar grosso e avisar que não é «com mais ou menos pressões» que o PS define o voto.

Votam o que chumbaram e chumbam o que votaram

Os grupos parlamentares do PS e do PSD dão exemplos do que os une, votando contra ou propondo medidas que antes propuseram ou rejeitaram, respectivamente.

Um relatório de um gestor socialista é um arquivo e as respostas à tutela são um “paper

O Dr. Fernando Araújo que se demitiu sem explicações da direcção do SNS em vez do relatório sobre a situação do SNS que lhe foi pedido, apresentou uma colecção de 648 páginas com a legislação, contratos e despachos e algumas das respostas que a ministra da tutela lhe havia pedido para responder incluiu-as num “paper” publicado na revista Frontiers.

Os amigos dependem das ocasiões

A Fenprof, o departamento para os professores do PCP, um partido que fez parte da geringonça durante seis anos e apoiou o governo do Dr. Costa e as suas medidas, incluindo o adiamento da recuperação do tempo de serviço dos professores, sem protestar na rua, não aceitou o acordo dos sindicatos com o governo.

A Hidra de SEF, como a de Lerna, tem sete cabeças e nenhuma delas funciona

A AIMA que, acolitada com mais seis instituições, substituiu a SEF, não está à beira do caos, está no caos propriamente dito. O número de processos pendentes aproxima-se do meio milhão, muitos deles há vários anos; todos os meses acrescentam-se 20 mil; os funcionários foge delas como da peste e só 41% dos funcionários aceitaram mover-se para a hidra e, desses, uma centena já pediram a transferência. (fonte)

São todos iguais, uns mais do que outros

O princípio da não discriminação das mulheres, nomeadamente salário igual para trabalho igual parece não ter chegado ainda aos órgãos dirigentes socialistas. Pelo menos é essa a razão que invocou a ex-deputada Dr.ª Joana Sá Pereira para se demitir do Secretariado Nacional do PS. Talvez a discriminação não seja sexual, uma vez que o termo de comparação da Dr.ª Joana era o salário do Dr. Luís Patrão, um bonzo com uma longa carreira no PS e muito próximo das suas cúpulas.

Contas certas

O tão celebrado excedente de 1,2 mil milhões do Dr. Medina evaporou-se e ressurgiu como um défice de quase dois mil milhões de euros até Abril, devido principalmente ao aumento de 15% da despesa.

«A educação é a nossa paixão»

No ano lectivo de 2021-22 as escolas públicas reduziram em 22 mil o número de alunos e as escolas privadas aumentarem cinco mil (fonte DGEEC).

O não, é sim. E é mútuo

Depois da extinção das portagens das SCUTS e do projecto de lei para aumentar a dedução das rendas no IRS, em que o Chega votou as propostas do PS, foi agora a vez do PS apoiar o adiamento da discussão apresentada pelo Chega da proposta do IRS da AD.

Sem comentários: