Uma espécie de continuação daqui.
Em posts anteriores aludi a uma ligação que espontaneamente fiz entre o papa Francisco e a teologia da libertação. Um comentário ao último post mostra com clareza que essa ligação não é de todo arbitrária. Pela sua pertinência vou transcrevê-lo:
«Na Igreja Católica, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou dois documentos sobre esta teologia: Libertatis nuntius (“Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação”) em 1984, e Libertatis Conscientia em 1986. Os documentos, defendem a importância do compromisso radical para com os pobres, porém considera a teologia da libertação herética por fazer uma releitura marxista e de outras ideologias políticas da religião, sendo incompatível com a doutrina católica. Os Papas João Paulo II e Bento XVI também a repudiaram. Pontos fortes na condenação católica são a defesa do ideário comunista e pelo aberto apoio dado a regimes totalitários (Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, p. ex)
A posição do Vaticano sobre a Teologia da Libertação mudou sensivelmente desde a eleição do Papa Francisco. Ele formou-se na Argentina na “Teologia do Povo”. Pouco depois de assumir o cargo, Francisco recebeu a 11 de Setembro de 2013 o padre Gustavo Gutiérrez, num gesto visto por observadores como “um passo para a reabilitação total da Teologia da Libertação”. Em 2004, o cardeal Gerhard Ludwig Müller e Gustavo Gutiérrez publicaram um livro na Alemanha, “Pobres e para os Pobres”.
Gerhard Müller foi nomeado em 2012 como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Em 2014, o livro foi reimpresso em italiano com prólogo do próprio Francisco, abrindo o caminho para o que alguns especialistas consideram como uma “Teologia da Libertação normalizada”, o que agora causa uma atenção considerável.»
Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)
05/05/2015
De boas intenções está o inferno cheio (31) – A religião é a política por outros meios? (IV)
Etiquetas:
até vi estrelas,
bombeiro incendiário,
Tele-evangelismo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário