Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/02/2026

Is this the Ayatollahs' Revolutionary Guard cracking down protesters?


No, it's Donald Trump's ICE militia cracking down protesters in Minneapolis.

Is this in Teeran?


No. It's in Minneapolis.

3 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Para quem ainda ontem dava um sermão aos leitores sobre a necessidade «evitarmos o recurso aos palpites e bitaites», esta posta é do mais palpiteiro e bitaiteiro que pode haver!

O (Im)Pertinente sabe o que é que levou à detenção dos dois manifestantes nas primeira duas imagens? Consegue garantir que eles estavam apenas a protestar e não a bloquear o trabalho dos agentes do ICE, ou até a agredi-los? Colocar fotografias sem contexto é que os demagogos fazem, caro Senhor Doutor!

Como se alguma vez tivesse havido uma manifestação desta envergadura sem haver detidos! Como se o pessoal da extrema-esquerda não costumasse aproveitar estas manifestações para partir tudo e mais alguma coisa!

Terão morrido cerca de 30 mil pessoas nas manifestações que tiveram lugar recentemente no Irão. O (Im)Pertinente acha mesmo que isto está ao mesmo nível? Só se tiver enlouquecido!

E atenção, eu não estou a negar a possibilidade de ter mesmo havido abusos por parte do ICE. Mas isto, este simples publicar de fotografias sem mais nada, não prova rigorosamente nada.

E não posso deixar de assinalar a hipocrisia caricatural, por parte do (Im)Pertintente, de apontar falhas aos seus leitores quando é tão pouco rigoroso consigo próprio… mas só quando lhe convém.

Luís Lavoura disse...

este simples publicar de fotografias sem mais nada, não prova rigorosamente nada
Pois, até porque os métodos de evacuar manifestantes recalcitrantes, como se vê na primeira fotografia, são os mesmos em todo o lado e são aprendidos por todas as polícias de todos os países nas suas escolas. Todas as polícias, seja nos EUA seja no Irão, aplicam, se necessário ou conveniente, os mesmos métodos para fazer face a alguns tipos de manifestantes.

Afonso de Portugal disse...

E mesmo admitindo que o agente que usou o gás pimenta na primeira fotografia se excedeu (é possível), não podemos generalizar esse comportamento a todos os agentes do ICE com base em meia-dúzia de fotografias. Muito menos asseverar que foi a Administração Trump que o ordenou. É possível que o tenha ordenado, mas isso tem de ser provado.