Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/12/2025

Crónica da passagem de um governo (26)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Será o Dr. Matias um metafísico?

A dúvida resulta de ao ler a entrevista do Dr. Matias ao Jornal Sol em que ele, sem explicar como, garante que «o potencial impacto da reforma do Estado na economia é de cerca de 10 mil milhões de euros», e confirma, uma vez mais, que «a reforma do Estado não é para fazer cortes», me ter ocorrido uma citação cujo autor se perdeu no meu cansado hipocampo «A metafísica!... Num deserto de ideias, um dilúvio de palavras».

Partilho, por isso, com Luís Marques «a dificuldade de explicar o efeito que o exercício do poder exerce no cérebro de pessoas inteligentes, bem preparadas e aparentemente sensatas, oriundas da chamada sociedade civil» e o conselho de «deixar para Marcelo o monopólio do “somos o melhor povo do mundo”, estamos “entre os melhores do mundo”, ou de qualquer coisa que se faça “estar entre o melhor que se faz no mundo”».

Canários na mina de carvão

[Como já escrevi, nas minas de carvão usavam-se canários que são muito sensíveis ao monóxido de carbono e ao metano para alertar os mineiros de um perigo iminente.]

O número de trabalhadores em “lay-off”, um regime legal a que as empresas podem recorrer em determinadas circunstâncias de dificuldades, aumentou 22% em Outubro.

O governo queixa-se dele próprio

O presidente do IAPMEI justifica o atraso na execução do PRR (a bazuca do Dr. Costa) e confessa-se preocupado «com o licenciamento de alguns projetos», licenciamente que, como é sabido, depende do governo.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos, nem queremos saber

Segundo a Comissão Europeia o OE2026 português é o quinto mais expansionista da UE, ou seja, é o quinto com mais fé que a economia cresce com o governo a torrar mais dinheiro dos contribuintes europeus através da bazuca. É claro que a economia cresce quando se despeja dinheiro nas empresas e nas famílias, o problema é onde o dinheiro se aplica e qual o efeito sustentado a longo prazo.

Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes pode mostrar fé, mas não mostra clarividência

Em resultado dos incentivos que o governo adoptou, o montante do crédito concedido para compra de habitação até Agosto aumentou 15% ultrapassando 18 mil milhões de euros. Como o número de novas habitações continua insuficiente para a procura, ninguém se deveria admirar que os preços por m2 tenham aumentado em Outubro 17,7% face ao mesmo mês de 2024.

Os portugueses «vão ter razões para confiar no SNS»

mais liberdade

Este é o resultado de anos de governação socialista sob os lemas «Em defesa do SNS, sempre» e «O SNS é um tesouro», um SNS cada vez mais capturado pelas corporações, a começar pelos médicos que têm conseguido limitar a oferta de cursos de medicina e usar as cirurgias adicionas e outros expedientes, como atribuir ao cirurgião a classificação do grau de complexidade da intervenção o que leva a remoção de um quisto sebáceo seja classificada como o incentivo máximo (fonte). A saúde privada agradece, ou, se quiserem, os melhores amigos da iniciativa privada são os defensores da expansão do Estado sucial.

Sem comentários: