Range of rank of countries/economies on the mathematics scale (PISA 2006)
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Quando se compara o score em matemática (466) conseguido pelos alunos portugueses (26.º em 30 países da OCDE) com o score da Self-Efficacy (S.E.) (*) que nos coloca em 9.º lugar, concluiu-se que nossos alunos são ignorantes em matemática, vivem sem dar por isso e mantêm uma fé inabalável na excelência das suas competências, como aqui em tempos se escreveu.
Assim, a curto prazo o fim dos chumbos não mudará nada, irá apenas tornar a opinião pública (e os próprios professores – quanto aos próprios alunos, estamos conversados como se vê pelo score S.E.) mais alienados em relação ao estado das coisas. A médio prazo só poderá piorar, mas ninguém dará por isso porque não haverá chumbos para o constatar. Enquanto isso, temos a «educação sexual» e as «aulas contra a violência».
(*) «Unlike efficacy, which is the power to produce an effect (in essence, competence), self-efficacy is the belief (whether or not accurate) that one has the power to produce that effect.» (ver mais aqui)
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