[Em 1729 Jonathan Swift publicou um panfleto satírico com o título longo e insólito A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Public.]
«Na Malásia, para combater um desequilíbrio em que grande parte da riqueza nacional estava em mãos étnico-chinesas, os malaios desfrutaram do tipo de políticas de ação afirmativa e privilégios mais frequentemente concedidos a uma minoria desfavorecida. Singapura, que tem maioria étnica chinesa, restringe discursos inflamados para evitar disputas raciais e pratica engenharia social, como cotas étnicas em moradias públicas, para impor a integração.
Malásia e Singapura, sublinhe-se, parecem comparativamente harmoniosas numa região marcada por horrores com motivações raciais. Em alguns países asiáticos, minorias foram expulsas: chineses do Vietnã; vietnamitas do Camboja; Nepaleses do Butão; índios de Fiji; rohingyas de Mianmar; e assim por diante. A minoria chinesa na capital indonésia, Jacarta, sofreu uma violência horrível em 1998; centenas foram mortos. O Sri Lanka enfrentou uma amarga guerra civil de 26 anos, alimentada pela discriminação contra os tâmeis e, em seguida, pela luta dessa minoria por uma pátria, que terminou em 2009.» (fonte)
Sem comentários:
Enviar um comentário