Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/02/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (52a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Com a sua proverbial “habilidade” o Dr. Costa escondeu-se atrás do altar

Aproveitando a distracção de Carlos Moedas que não reparou na incompetência do Dr. Sá Fernandes (o amigo Zé), arvorado em comissário da Jornada Mundial da Juventude, nem na sonsice e chico-esperteza do Bispo Américo Aguiar, descobriu-se agora que a seis meses do evento estava quase tudo por fazer. O Dr. Costa esfregou as mãos de contente ao ver que a turba mediática e opinativa açulada pelos agentes do costume transferiu a sua indignação da dúzia de “casos e casinhos” no seu governo para os milhões de um altar, que afinal era um palco, e esgotou a sua indignação.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio ou serão “historietas histriónicas?

Por baixo do altar da Jornada Mundial da Juventude, lá foram escorrendo mais casos envolvendo o governo do Dr. Costa. Foram as irregularidades no SIFIDE (sistema de benefícios fiscais para a inovação), foram mais pormenores sobre o esquema de corrupção no ministério da Defesa e foi mais uma demissão no governo, a da subdiretora-geral de Veterinária, arguida num processo.

Até com a verdade nos enganam. Episódio 1 - O Dr. Medina diz que reduziu a dívida pública para 114,7% e esqueceu de mencionar a ajuda da inflação

Contas feitas, sem a inflação, a dívida pública, que em valor aumentou 1,2%, teria ficado em 119% em vez de 114,7% do PIB. O Dr. Medina esqueceu também que se o valor da dívida bruta aumentou 1,2%, o valor da dívida líquida de depósitos, a que mais interessa, aumentou quase 2% (4,9 mil milhões)

Até com a verdade nos enganam. Episódio 2 – A economia cresceu mais em 2022 por ter caído mais em 2020 (6.ª com maior queda) e recuperado menos em 2021 (16.ª abaixo da média) 

mais liberdade

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS. Seria um insulto à inteligência dos eleitores, se eles a tivessem

Confirmando o expediente do costume, o governo do Dr. Costa, que orçamentou um aumento de 43% do investimento público, executou menos 2,4 mil milhões, ou seja, um aumento de apenas 6%.

A golpada do costume, quantificada

A semana passada escrevi sobre o expediente usado pelo governo do Dr. Costa para nomear os seus boys e evitar o escrutínio da Cresap. Esta semana acrescento que 70% das nomeações foram em regime de substituição, das quais 83% em regime de substituição durante mais de um ano (apud Blasfémias).

O tanque Leopard é o novo aeroporto

Vai enviar, está a estudar, está a ponderar, ainda não foi tomada uma decisão, não envia, tanques não estão operacionais, envia alguns. O Dr. Costa diz que sabe «quantos tanques serão, mas isso será anunciado no momento próprio».

(Continua)

Sem comentários: