Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
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Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
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» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/05/2025

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (60)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

À força de querer parecer outro, o Dr. Pedro Nuno já não sabe quem é (continuação)

Não se trata apenas de um facelift para transmitir uma imagem moderada. É uma cirurgia plástica profunda para mudar de cara com os maus resultados que costumam ter estas cirurgias. A criatura perdeu a autenticidade que já teve de um rapazito rebelde sem causas, fora do prazo de validade, que conduzia um Porsche e era proprietário de três casas, tudo pago pelo pai, e ameaçava pôr as pernas dos banqueiros alemães a tremer.

Ao perder essa autenticidade começou a afundar-se e em desespero agarrou-se às bóias da demagogia berrando que o seu concorrente Dr. Montenegro queria “privatizar” as pensões – ele, coitado, que foge das reformas como o diabo da cruz, assombrando os eleitores com as «nuvens cinzentas no horizonte» - nisso ele não está desprovido de razão - e tentando fazer esquecer o seu papel de devoto da geringonça substituindo-a por «todos e, nomeadamente, com o povo português».

A saga dos cacilheiros

A compra de cacilheiros eléctricos pela Transtejo em 2019 que ficaram acostados anos por falta de baterias é um case study de empresas públicas geridas por apparatchiks lunáticos, incompetentes e desonestos. Seis anos depois apenas dois dos seis cacilheiros estavam a navegar a título experimental por dificuldades de carregamento das baterias. Alguns meses depois ficou a saber-se que os barcos se destinavam à navegação em lagos, dos dez apenas três estão a ser usados e um quarto foi severamente danificado por ter chocado com o cais devido ao mau tempo - afinal destinava-se às águas mansas dos lagos.

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