Take Another Plan. Take 2 – Poderia ser uma boa notícia, não fosse o caso…
Face às mordomias de que desfruta o pessoal da TAP, poderia haver esperança por o ministro da tutela ter saído de uma reunião com o sindicato dos pilotos de «forma inaudita», deixando-os «preocupadíssimos». Sendo ministro da tutela o Dr. Galamba, não parece haver lugar à esperança.
Take Another Plan. Take 3 - O que é hoje verdade, pode ser mentira amanhã e vice-versa
O Dr. Pedro Nuno, ex-ministro das Infraestruturas que entretanto se demitiu, semanas de depois de ter dito que não sabia, lembrou-se que afinal tinha autorizado por Whatsapp o seu secretário de Estado a pagar 500 mil euros de indemnização à Dr. Alexandra Reis para ela sair da TAP. Foi precisa mais uma semana para o secretário de Estado se lembrar e alterar o seu depoimento à IGF.
A golpada do costume
Um dos expedientes habituais que o governo do Dr. Costa usa para nomear os seus boys e evitar o escrutínio da Cresap, que reduziu a uma mera formalidade, é nomear alguém sem um currículo adequado ao lugar em regime de substituição. No caso do Instituto do Emprego e Formação Profissional em menos de um ano este expediente foi usado por quatro vezes.
Até para arrebanhar freguesia eleitoral o governo do Dr. Costa se mostra incompetente
O Portugal dos Pequeninos perde população, mas o exército de funcionários públicos não cessa de aumentar – mais 80 mil em sete anos – apesar de não ter conseguido atingir a sua meta de contratar mil técnicos “especializados”. Há males que vêm por bem.
Empurrando o problema com a barriga
A transferência das responsabilidades por pensões dos bancários para a Segurança Social é um expediente repetidamente usado por vários governos (ver aqui um inventário de 2010) que reduz o défice e livra bancos das insuficiências dos fundos e do risco de imparidades dos activos dos fundos. Desta vez foi a Caixa a transferir a responsabilidade por mais 14 mil pensões para a CGA (a segurança social dos funcionários públicos).
Investimento público, a autoestrada mexicana do PS (agora com menos faixas)
Dos 555 milhões de investimento orçamentados para o SNS foram executados até Novembro 170 milhões, ainda menos do que o ano passado. É mais um exemplo da autoestrada mexicana do PS (confira aqui o que é a autoestrada mexicana).
Entre a autoestrada mexicana e o crescimento das receitas fiscais decorrente da inflação não admira que o défice das administrações pública tenha descido.
Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?
Conjuntura Macroeconómica Portuguesa (OE) |
«Pagar a dívida é ideia de criança»
Os spin doctors ao serviço do governo bem tentam salientar nos títulos (como aqui e aqui), esquecendo que a «terceira maior redução da dívida» é o mínimo que se pode conseguir quando se tem a terceira maior dívida pública. Enquanto isso, o endividamento da economia, isto é a dívida total das empresas não financeiras e das famílias, voltou a aumentar em Novembro para 795 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 22 mil milhões.