21/01/2024

Racismo é o que os "activistas" e os jornalistas de causas quiserem (2) - De volta ao caso George Floyd

Há quase quatro anos escrevi aqui baseado na informação disponível que a narrativa do «bom gigante» afro-americano George Floyd assassinado por um polícia racista, poderia ser muito apelativa para activistas e jornalistas de causas, mas tinha pouca aderência à realidade, por várias razões que então referi.

Quatro anos e muitas manifs, manifestos, violência, demagogia, toneladas de tinta depois, The Free Press, um jornal online independente, reviu a informação disponível, incluindo vídeos que não tinham sido divulgados, e concluiu no artigo What Really Happened to George Floyd? que o polícia «Derek Chauvin is not a murderer, but a scapegoat». 

«Quando o juiz Peter Cahill permitiu que a filmagem completa (com vários ângulos) se tornasse pública em Agosto de 2020, mostrou três coisas que não eram óbvias no clipe viral:

Primeiro, os policiais passaram vários minutos tentando colocar Floyd na traseira da viatura antes de concordar, a pedido de Floyd, em colocá-lo no chão. (Floyd reclamou de claustrofobia na traseira da viatura.)

Em segundo lugar, o joelho de Chauvin não esteve no pescoço de Floyd por 9 minutos e 29 segundos. Provavelmente esteve em seu pescoço por no máximo 4 minutos, após os quais parecia estar “acima das omoplatas”, como admitiu uma das próprias testemunhas da acusação durante o julgamento criminal de Chauvin em 2021.

Terceiro, e mais importante, Floyd estava dizendo que não conseguia respirar antes de ser colocado no chão.»

É mais um exemplo de que os mídia politicamente motivados controlados pelo neomarxismo são uma ameaça permanente à democracia e à liberdade de opinião com resultados que, para sermos honestos,, temos de concluir não são muito diferentes das "pós-verdades" e dos "factos alternativos" fabricados pelos seus inimigos de estimação.

2 comentários:

  1. «É mais um exemplo de que os mídia politicamente motivados controlados pelo neomarxismo»

    "Neomarxismo"???? Mas então o Partido Democrata, de quem o (Im)Pertinente tanto gosta, agora é "neomarxista"????

    Ou será que o (Im)Pertinente prefere fingir que os média americanos são todos controlados por radicais sem ligação aos dois maiores partidos?

    Meus caros, a grande questão aqui é sabermos QUEM é que beneficiou com a beatificação do Floyd e com a daibolização do Chauvin. E, é claro, de que forma é que beneficiou.

    ResponderEliminar
  2. Pseudo Humor negro (literalmente...) : "beneficiaram" os afegãos...

    ResponderEliminar