21/11/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (92b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 92a)

Até um elefante branco pode apresentar lucro desde que lá se torrem os milhões suficientes

O presidente da CP celebra os resultados positivos que espera apresentar este ano. O presidente da TAP fará o mesmo em breve.

Os resultados positivos nas empresas públicas são sempre muito celebrados por boas e más razões. As boas razões é que são tão raros que podemos colocá-los na categoria dos milagres. As más razões é que para os elefantes brancos públicos apresentaram lucros de umas dezenas de milhões é indispensável que a tutela lhes injecte muitas centenas de milhões extorquidos aos contribuintes (quase sete mil milhões no caso dos dois citados).

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Face ao desastre das urgências dos hospitais, o que faz o director das urgências do hospital de Santa Maria, o maior do país? Apela aos “utentes” (o nome adequado seria “carentes”) para que só vão às urgências «se precisarem», o que pressupõe que eles muitas vezes vão lá só para passar o tempo. E também recomenda que falem primeiro com o Saúde 24 ou INEM o que é uma boa sugestão visto que os utentes que a sigam deixarão de ir às urgências durante alguns dias, enquanto aguardam que alguém atenda do telefone.

A geringonça prepara-se para ressuscitar depois do falecimento da Passarola de Costa

E até já tem um programa: «derrotar a direita», diz o Dr. Pedro Nuno, ecoa a Dr.ª Mariana, e o Dr. Paulo diz que «é o momento de intensificar a luta», com vista a derrotar a direita, evidentemente.

O Dr. Costa foi ao banco levantar o cheque, vai-se embora e deixa bazuca encravada

O relatório da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR concluiu que em 86 medidas, só um terço estão em linha com o previsto, das restantes quase metade precisa de atenção especial, 17 estão em estado preocupante e 3 em situação crítica. (fonte)

O Dr. Galamba passou ao Dr. Costa a pasta que havia recebido do Dr. Pedro Nuno

Demitido o Dr. Galamba, já em estado de avançada decomposição, o Dr. Costa assumiu o ministério das Infraestruturas o que não deixa de ser uma solução natural dada a sua familiarização com os dossiês do lítio e do centro de dados. Infelizmente para ele já não poderá contar com a assessoria do seu melhor amigo nem a daquele senhor dos envelopes com notas no gabinete.

Entre os vários desastres deixados pelo Dr. Pedro Nuno e herdados pelo Dr. Galamba agora demitido, e agora assumidos pelo Dr. Costa, destacam-se as obras públicas, que tiveram a maior derrapagem desde 2006 com os trabalhos adicionais a atingirem 168 milhões e o Ferrovia 2020 cujos projectos tem um atraso total de quase 30 mil dias.

Em conclusão, o Dr. Pedro Nuno pode ter um enorme talento para derrotar a direita (não tem) mas é um zero à esquerda como governante.

E se o pântano de que o Dr. Costa está a fugir estiver já no horizonte?

É só um detalhe, as exportações de bens estão em queda há seis meses consecutivos. A coisa por agora vai-se compondo à custa do turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário