24/07/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (75a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O Dr. Costa, a corrupção e a mentira

«Não, não desvalorizo a corrupção, mas também não desvalorizo a mentira» garantiu ele num artigo de opinião. Não parece questionável que o Dr. Costa desvalorize a mentira, já que usa abundantemente uma modalidade que o poeta popular António Aleixo descreveu assim: «P'ra a mentira ser segura / e atingir profundidade, / tem de trazer à mistura / qualquer coisa de verdade».

Já quanto à corrupção a coisa fia mais fino. O Avante! da Sonae escreveu há tempo que a «Entidade para a Transparência espera há “meses” por autorização de António Costa».

O Dr. Costa e o futebol

Se não fosse Helena Matos, tinha-me escapado o inusitado e patriótico interesse do Dr. Costa pelo futebol que o leva a estar presente em sítios improváveis onde decorrem cerimónias dessa religião, como a Hungria, onde foi para dar um abraço ao Sr. Mourinho, ou a Nova Zelândia para acompanhar as meninas da selecção, o que quase o fez faltar ao Conselho de Estado.

O Dr. Costa já tem o seu Dr. Goebbels (calma! Isto é só uma metáfora hiperbólica)

O Dr. Adão, ministro da Cultura, como o Dr. Goebbels (o ministério da Cultura do III Reich chamava-se da Propaganda, nome muito mais apropriado), multiplica-se em entrevistas a fazer declarações replicando as palavras do seu Fuehrer Dr. Costa (calma! Isto é só mais uma metáfora hiperbólica) sobre «as preocupações das pessoas», preocupações que ele conhece muito bem pelos artistas independentes que recebem subsídios do seu ministério.

Uma no cravo, outra no Dr. Cravinho que fumou, mas não inalou

O Dr. Cravinho, um exemplo do elevado nível de exigência ética do Dr. Costa, confrontado com a prova de que tinha tido conhecimento da intenção de ser contratado como consultor o Dr. Capitão, mais tarde Secretário de Estado demitido, garantiu na comissão Parlamentar de Defesa não ter tido nada a ver com a contratação.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa? O Dr. Costa deveria colocar uma vela a S. Cristóvão

Sim, estamos, basta ver, por exemplo, o semanário de reverência que celebra com o título galvanizante «economia portuguesa é a quarta que mais cresce na UE este ano», apesar do último valor de 16-07 do indicador diário de actividade económica do BdP ser negativo com uma queda de 4% e os últimos dados do turismo no Algarve não serem muito animadores.

Sabendo-se que o turismo representa cerca de 16% do PIB e tem registado este ano um crescimento na faixa dos 20-25% e que, portanto, o impacto esperado no PIB seria na ordem dos 3-4%, daqui decorre que os 2,4% de crescimento da economia previstos para 2023 significam que o resto da economia irá decrescer.

Sem o turismo, que registou um excedente de 2,7 mil milhões, o excedente externo de 704 milhões das contas externas até Maio teria sido um défice de 2 mil milhões.

Se não for no PIB, o Dr. Costa coloca-nos no topo da Óropa nos ansiolíticos

«Portugal é o segundo país da OCDE com maior utilização de antidepressivos. No caso dos ansiolíticos, é mesmo o primeiro», garante o semanário de reverência que nestas coisas nunca se engana.

«A educação é a nossa paixão». O elevador social socialista deixa os pobres no rés-do-chão

Continuando o caminho de dificultar a aquisição de conhecimentos e facilitar nos exames e, assim, avariar ainda mais o elevador social, o governo determinou o fim da obrigatoriedade do exame de Matemática para os alunos de Ciências. O próximo passo vai ser tornar obrigatório o exame da disciplina de Educação Sexual.

«Temos resultados, temos contas certas» (que o TdeC não consegue certificar)

Segundo as conclusões do relatório de auditoria do Tribunal de Contas ao processo de preparação da Conta Geral do Estado de 2023, existem constrangimentos que «são inultrapassáveis dentro do prazo estabelecido para a apresentação da CGE de 2023».

Choque da realidade com as políticas de habitação do Dr. Costa

Simultaneamente com a aprovação do Mais Habitação, o governo anunciou o enésimo programa para promover o arrendamento, desta vez com o nome Programa Arrendar para Subarrendar (a ministra da Habitação, que ao menos podia ter bom aspecto, deveria usar os judites da PJ que inventam belos nomes para as suas operações – ver aqui alguns exemplos). Ao abrigo desse programa que envolve um investimento de 2,8 milhões (aproximadamente o preço de uma penthouse no Parque das Nações) o governo anunciou acordo para 320 imóveis, sendo 220 do Instituto Financeiro da Segurança Social e da Santa Casa da Misericórdia, estando os restantes 100 em mãos de privados.

Recorde-se que há oito meses o balanço feito pelo Expresso mostrava que de todos os projectos de habitação acessível geridos pelo IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) até então havia 71 (setenta e um) fogos arrendados. Do Programa de Arrendamento Acessível havia 900 contratos activos para dois mil alojamentos e 30 mil candidaturas. 

(Continua)

1 comentário:

  1. Pois pois a heroina ti lenita matos,a tal que trabalha no pasquim xuxa woke rádio Observador que promove o tapé na bola agora paritária dia e noche pondo as niñas da bolinha a pedir aos otários para se levantarem ás 7 da matina para ouvirem o relato e assim apoiarem a Seleção porque aquilo é BONITO assim diz aquele personagem iluminado..mas o que é certo é que 60.000 lá foram largar a cheta enchendo o estádio,queixam-se do miseravel salario minimo mas para aparvalhar há sempre uns guitos a mais que aparecem por miraculo...e a ti Lenita e o ti ze Manel que antigamente malhavam nos roma deviam olhar-se ao espelho pois são da mesma etnia,mas isso agora inté é coisa do passado,agora são da trupe woke,portanto amigos...e isto tudo com a ti Lenita e coleguinhas lá do sitio a irem a restaurantes de luxo a 50 merreis cada refeição,não sei quem assina aquele pasquim/rádio xuxa,quem o faz é um artolas.Portanto sua Exc Sr Dr António Costa segue a ementa do Observador e foi para a bola,o conselho de Estado...o que é isso,o que importa isso,a bola é a cultura e a vida dos tugas portantes...um gay tuga foi preso na Turquia porque tem aspecto gay,se não fosse o Observador a dar-nos estes exclusivos no seu artigo habitual "direitos Lgbt+" o que seria de nós...obrigado Observador e obrigado zog xuxa por tanta contradição!
    Basilio el Xuxalhote

    ResponderEliminar