- «Mestrado da Nova em Gestão Internacional é o melhor do mundo, diz Financial Times» (TSF)
- «Segundo o “Financial Times”, a Universidade Nova representa em Portugal o melhor Mestrado em gestão do mundo» (Diário Económico)
- «Portugal tem o melhor mestrado do mundo», (Portugal Diário)
- «Melhor curso de mestrado em gestão é dado por Universidade portuguesa», (A Bola, sim é verdade, A Bola. Inspirada pelos feitos do professor Queiroz?)
Qual seria o milagre? Mas contra factos não há argumentos, pensei, e lá fui ao citado ranking do Financial Times procurar o desagravo. Debalde, da Nova não havia rasto, nem aliás de qualquer universidade portuguesa na lista de 50.
O Masters in International Management que supostamente seria o mestrado da Nova, era afinal um mestrado da CEMS. E o que é a CEMS?
É a Community of European Management Schools. «Born in Europe in 1988, the CEMS alliance now includes 25 full academic members around the world, and 3 associate academic members - each a top school of its country. In line with CEMS' global ambition to offer the world's unique global MSc, more top schools in the world are in the process of becoming CEMS academic members.»
No fim de contas, a Nova não está, pois, no topo do mundo, está no topo de Portugal. Será das melhores entre as piores, ou, vá lá, das assim-assim - o que já não é mau. O que é pena é Portugal não estar no topo do mundo. Mas isso é outra história, que dificilmente poderia ser contada por brasileiros que têm os mesmos defeitos dos portugueses, dilatados pelo calor. Foi o que escreveu Eça em As Farpas, o que aliás foi na época foi recebido no Brasil com gritos de lesa-pátria, pior recepção do que a das sandices de Maitê.
Sem comentários:
Enviar um comentário