10/07/2009

Fez-se justiça da boa, da cega

Recordemos o célebre caso Ricci v DeStefano do concurso realizado pelo município de New Haven para a promoção de bombeiros em que nenhum negro conseguiu aprovação e, por essa razão, o município decidiu anular o concurso e não promover qualquer dos bombeiros aprovados. Alguns deles, incluindo um hispânico e um disléxico que fez uma preparação especial e um estudo intensivo para o concurso, accionaram o município por discriminação racial.

A juíza Sonia Sotomayor, mais tarde nomeada por Obama para o Supremo Tribunal decidiu contra eles, aplicando a sua justiça de causas que, como já aqui escrevi, é um retrocesso civilizacional e tanto pode ser usada a pretexto de corrigir as desigualdades raciais, como as sociais, como para combater o fascismo, ou o comunismo, ou o socialismo ou o liberalismo. Ou para suprimir a liberdade a pretexto de promover a justiça.

Por uma feliz coincidência, o caso foi agora julgado no Supremo, ainda antes da confirmação da juíza Sotomayor, que teria com o seu voto inviabilizado a apertada decisão (5-4) favorável aos bombeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário