Os estudos de opinião pública realizados durante 25 anos pela Gallup, General Social Survey (GSS), Pew e YouGov mostram as opiniões "woke" sobre discriminação racial a crescer desde 2015 e a atingirem o pico por volta de 2021.
Segundo a Gallup, as pessoas que se preocupavam "muito" com as relações raciais representavam 17% em 2014, aumentaram para 48% em 2021 e desceram para 35% no princípio deste ano.
Segundo a Pew, a percentagem de americanos que pensam que os brancos têm mais vantagens na vida do que os negros atingiu o máximo em 2020.
Segundo a GSS, a opinião de que a discriminação é a principal razão para as diferenças nos resultados das raças atingiu o pico em 2021 e caiu em 2022. Os maiores aumentos e as posteriores maiores reduções da visão "woke" registaram-se entre os jovens e as pessoas de esquerda.
Também no mundo empresarial a visão "woke" parece estar a perder importância no últimos anos.
Segundo a AlphaSense, as referências às políticas DEI (Diversity, equity, and inclusion) nas "earning calls" que tinham aumentado cinco vezes em 2020 (ano da morte de Floyd), atingiram o máximo em 2021 e vêm descendo desde então e no segundo trimestre deste ano são apenas cerca de três vezes maiores do que antes do caso Flloyd.
A percentagem de oferta de empregos que mencionam a diversidade continua a crescer mas, apesar disso, o número de pessoas em postos de trabalho relacionados com as políticas DEI estão a diminuir.
Segundo a Revelio, a percentagem desses postos de trabalho em relação ao emprego total em grandes empresas americanas duplicou para 0,02% desde 2016 até 2022 e recentemente essa percentagem caiu para 0,018%.
Segundo a Farient Advisors, a percentagem de empresas do S&P 500 que fizeram depender os salários dos chefes das metas de diversidade atingiu 53% em 2022 e desceu para 48% em 2023.
Esta tendência pode ter diversas causas: a necessidade cortar custos em tempos difíceis, especialmente nas empresas de TI, o receio de serem processados por práticas discriminatórias e também porque as empresas estão a perceber a queda do interesse do público por estes temas.
Um exemplo notável é o da Budweiser que perdeu o primeiro lugar na venda de cerveja por ter adoptada práticas consideradas demasiado "woke". No entanto, num domínio tão volátil como este nada é definitivo e as opiniões podem mudar rapidamente.
Ruy Teixeira, um cientista político americano de origem portuguesa, acha que «as pessoas um dia olharão para trás, para os anos 2015 a 2025, como sendo um momento de loucura», embora reconhecendo que é duradoura e positiva a tendência dos Estados Unidos para reduzir a discriminação e melhorar as oportunidades de todas a minorias.
[Fonte: America is becoming less “woke”]
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