06/08/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (19)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

«A educação é a nossa paixão». Horário-zero. Contradictio in adjecto

Está explicado o fenómeno paranormal da Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE) ter aumentado 6 mil vagas às 8 mil que as escolas tinham identificado.

A razão é simples: durante os governos do Dr. Costa o número de alunos no ensino não universitário reduziu-se em 75 mil e apesar do enorme esforço de criação de lugares apenas conseguiram aumentar em 10 mil o número de professores. Daí o ministro socialista da Educação socialista, já em tempo de descontos, ter botado mais 6 mil em cima dos pedidos das 14 mil vagas que a DGAE apresentou totalizando 20 mil (fonte), que ele candidamente explicou ter sido para criar “horários-zero” ou seja horários que não são horários e constituem reservas de professores para preencher os milhares de baixas de longo prazo que começa a brotar no início dos anos lectivos. E pronto, está tudo explicado.

O estado da economia não se deve a «uma qualquer mão invisível», disse o ano passado o Dr. Costa


E disse bem. Apenas se enganou ao atribuir o putativo sucesso às políticas do governo, em vez de o atribuir aos turistas que aumentaram para 12,7% o peso do turismo no PIB.

Efeméride. Décimo aniversário do resgate do BES

Na verdade, tudo tinha começado vários anos antes com a sabotagem da OPA da Sonae à PT em 2007, obra da dupla Animal Feroz-DDT, para garantir que o GES, já nessa altura a dar sinais de colapso, continuaria a mungir a vaca leiteira da PT. Sabotada a OPA, a ordenha da PT acelerou a atingiu o seu máximo com a venda da Vivo, uma operadora brasileira excepcionalmente bem sucedida participada pela PT, à espanhola Telefonica e a compra da Oi, uma operadora brasileira excepcionalmente mal sucedida participada pela trupe dos amigos de Lula da Silva (ver esta série de posts).

Finalmente em Agosto de 2014, o inevitável aconteceu. O BES afundou-se e teve de ser resgatado por decisão de Carlos Costa, o governador de então do BdP, respaldado por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, todos eles ódios de estimação dos socialistas. Resgate com custos limitados para os contribuintes, ao contrário das intervenções do governo socialista, como a nacionalização do BPN que era para não custar nada e o nada já ultrapassou 6 mil milhões num banco de vão de escada, ou do resgate desastroso do Banif.

Choque da realidade com a Boa Nova da Ferrovia

O Dr. Pedro Nuno é indubitavelmente um génio dos anúncios. Já quanto à gestão está mais próximo da nulidade, como demonstra o seu plano Ferrovia 2020, anunciado em 2016 oito anos depois ainda não chegou a metade.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Depois de ter participado durante 8 anos em três governos que aumentaram a despesa do SNS de 9 mil milhões em 2015 para 15 mil milhões este ano, enquanto aumentaram o milhão de "utentes" sem médico de família herdado do governo neoliberal para um milhão e setecentos mil, o Dr. Pedro Nuno, o mesmo que falhou em todos os planos que anunciou, descobriu que o «Plano de emergência da AD está a falhar». 

Choque da realidade com a Boa Nova socialista

Cinco anos depois do Dr. Costa ter entregado ao seu então delfim Dr. Medina o edifício onde se situava o ministério da Educação, na avenida 5 de Outubro em Lisboa, para alojamentos de estudantes, parte de um grandioso Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, tudo devidamente anunciado e festejado por três ministros da Educação, ainda se espera a aprovação de um projecto na câmara de Lisboa.

O Dr. Centeno continua a sua campanha promocional, mas ajustou as suas metas

Desde que se instalou no BdP, o Dr. Centeno tem prosseguido uma campanha ambiciosa que foi desde ocupar a vacatura do Dr. Costa até ao Palácio de Belém, a primeira directamente com uma entrevista ao Financial Times e a segunda conduzida pelos seus RP que foram sussurrando para jornalistas amigos a sua vontade de se mudar para o Palácio quando terminar o mandato. Gorado a primeira ambição e comprometida a segunda pela longa fila de candidatos, o Dr. Centeno rendeu-se à evidência e ajustou as suas expectativas recorrendo ao sempre prestimoso semanário de reverência que lhe concedeu uma entrevista de duas páginas do seu broadshit broadsheet onde confessa ao país e ao mundo «tenho vontade de continuar governador».

Tutti frutti, oh rootie. Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros cumpra-se a lei

O Dr. Medina & Amigos estão a ser objecto de uma investigação na Operação Tutti-Frutti que envolve a cedência gratuita de um terreno e de um donativo de 200 mil euros para a construção de um campo da associação de Amigos do Rugby.

A Hidra de SEF, como a de Lerna, tem sete cabeças e nenhuma delas funciona

A AIMA que, acolitada com mais seis instituições, substituiu a SEF, está submersa em mais de 400 mil processos pendentes de imigrantes. O caos é tão assustador que afasta os candidatos que só preencheram um terço das vagas.

2 comentários:

  1. “Indecente e má figura” - com bem definiu Pedro Passos Coelho.

    Foram 8 anos de depravação, indecente e má figura que muito geringonceiro bateu palmas. Não admira, pois de outro modo não teriam dinheiro ao fim do mês!

    ResponderEliminar
  2. "Resgate com custos limitados para os contribuintes"???????????? Será?????? Afinal como ficaram as contas???????????

    ResponderEliminar