14/02/2024

SERVIÇO PÚBLICO: Novo Aeroporto, um relatório de uma comissão que não é muito técnica e é pouco independente (2)

Continuação de (1)

Como mostrou Sérgio Palma Brito, de quem citei no post anterior o seu artigo sobre o Relatório Preliminar da Comissão Técnica Independente do Novo Aeroporto, são completamente fantasiosas as projecções do número de passageiros até 2050 com as quais se pretende fundamentar as escolhas de localização.

Luís Janeiro, professor da Católica, fez neste artigo uma autópsia dessas projecções comparando-as com as dos hubs de Madrid-Barajas e de Paris e confirmando a sua megalomania. 

Como se não fossem suficientes essas fantasias, o relatório ainda adopta a fantasia do hub de Lisboa muito popular entre os "especialistas". Jason McGuinness, CCO da Ryanair, considera essa fantasia «absolutamente ridícula» porque «há dois requisitos centrais para o desenvolvimento de um grande hub intercontinental: uma grande companhia área que alimente o hub e a localização geográfica correta para múltiplos fluxos de procura intercontinental. Lisboa simplesmente não tem estas características» e ainda porque «o mais provável é a TAP ir parar às mãos do grupo IAG. A IAG tem um grande hub internacional em Londres. Não vão aumentar a capacidade internacional em Lisboa. Vão enviar as pessoas de Lisboa para Heathrow.»

Em conclusão, depois de 70 anos a empurrar o novo aeroporto com a barriga para a frente, corremos o risco de acrescentar mais um gigantesco elefante branco à manada que vimos alimentando há cinco décadas.

1 comentário:

  1. A lata velocidade está igualmente na forja para se juntar à manada.....

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