07/11/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (90b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 90a)

Fundo estruturante”? Contribuintes, segurai as vossas carteiras!

O Dr. Medina anunciou um «fundo estruturante» que financiado com os excedentes orçamentais a partir de 2023 e cujo propósito será constituir uma reserva no caso de uma nova crise ou no caso dos fundos europeus se extinguirem. Não fora o caso de a redução da inflação ou uma nova crise, que chegará mais cedo do que tarde, inevitavelmente transformar os excedentes em défices ou dos fundos europeus encolherem, seja por força dessa crise, seja por novas adesões, seria caso para nos preocuparmos porque um tal fundo seria aplicado com toda a certeza para torrar em novas (ou nas mesmas) TAP e EFACEC.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro». Quando se pensava que não podia ser pior, o governo do Dr. Costa prova o contrário

O caos só não é completo porque é um work in progress. Urgência obstétrica do São Francisco Xavier e Santa Maria em ruptura, Urgências ortopédica de Vila Real e de pediatria em Chaves afectadas, Garcia de Orta com falta de anestesistas para os partos, hospital de Portalegre sem urgência cirúrgica, em suma, no «pior mês de sempre do SNS» (palavras do CEO) há problemas em 40 hospitais.

Entre as muitas enormidades organizativas que o SNS nos oferece, destaca-se a Unidade Local de Saúde de Coimbra que cobre uma área de 8 mil kms, três vezes a média das outras 31, com mais 20% de “utentes” do que a média geral e a maior deles são velhotes.

O hub do Dr. Costa não é igual ao do Dr. Pedro Nuno

Enquanto o Dr. Costa engrossa a voz e garante que sem o hub em Portugal não vende a TAP, o Dr. Pedro Nuno, sofrendo de um invulgar surto de lucidez diz no seu programa na SIC «não precisamos de colocar essa exigência porque (…) quando vêm comprar a TAP é por causa do hub, não é por causa de mais nada». That’s it.

Os socialistas tentam insultar a inteligência dos seus eleitores e não conseguem

Durante o debate orçamental os dirigentes socialistas não se pouparam a produzir sound bites com os quais certamente esperavam convencer os seus eleitores, o que não é um elogio a quem vota PS. Alguns exemplos: Dr. Costa - a carga fiscal sobe devido ao crescimento do emprego; as famílias «vão pagar menos de mil e quinhentos milhões em IRS»; Dr. Medina - a direita de «não sabe reduzir a dívida»; Dr. Brilhante Dias - a «estratégia do PPD/PSD e da direita que era empobrecimento máximo, emigração máxima, salários mínimos e pensões mínimas».

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Finalmente o Dr. Costa Silva anunciou orgulhoso o acordo com o fundo Mutares de venda da EFACEC. É caso para isso, decorridos mais de quatro anos da nacionalização, o mono viu a facturação cair de 430 milhões para menos de 100 milhões e foram-lhe injectados mais de 300 milhões e o total de perdas do Estado e dos outros accionistas atingirá 513 milhões. O fundo Mutares ficará com o mono com um capital de 300 milhões onde entrará com apenas 15 milhões de capital e 60 milhões de garantias bancárias.

(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário