22/08/2020

CASE STUDY: Elefantes brancos em Espanha (24)

Este post é uma continuação da série Elefantes brancos em Espanha onde publiquei quase toda a colectânea apócrifa «ESPAÑA PAIS DE MILLONARIOS» dos resultados do socialismo ibérico em Espanha. Oito anos depois repesco o tema a propósito de um artigo recente da Economist, sobre o AVES (TGV em Espanha), um gigantesco elefante branco. Respigo desse artigo alguns passagens baseadas num estudo da AIReF (Autoridad Independiente de Responsabilidad Fiscal, entidade que tem como missão «velar pela sustentabilidade das finanças públicas»).

«Nas últimas três décadas, a Espanha injectou dinheiro nas infraestruturas de transporte, incluindo rodovias e aeroportos, bem como no AVES. Agora tem 3.086 km de linhas ferroviárias de alta velocidade (mais de 250 km por hora), rede superada apenas pela China. O número de passageiros quase dobrou na última década, à medida que o AVES conquistou passageiros aos voos domésticos. Mesmo assim, há menos de um terço do número de passageiros por quilómetro de França.

A rede custou € 61 mil milhões até agora. A AIReF já fez o primeiro estudo completo de custo-benefício dos comboios. Constatou que os benefícios, inclusive para o meio ambiente, são inferiores ao custo total, embora isso possa eventualmente mudar para as linhas de Madrid a Sevilha e Barcelona. Mas há planos para mais 5.654 km de linhas de alta velocidade, a um custo de pelo menos € 73 mil milhões. Muito melhor, diz a AIReF, seria investir nas redes de passageiros esquecidas, que transportam 89% dos passageiros ferroviários. A AIReF pressiona a criação de uma agência independente para definir as prioridades do transporte e avaliar os projectos.»

É o socialismo, na sua modalidade ibérica.

2 comentários:

  1. Lá como c+a os sucialistas vão-se apoderando de tudo e de todos.
    Quando digo sucialista é mesmo aos socialistas encartados que me refiro, no caso português refiro-me àqueles que fizeram o mestrado na academia do rato.
    E falando em infraestruturas ferroviárias os espanhóis não têm de que se queixar:
    Ainda agora o (nosso deles) mini das infraestruras foi ao ferro velho castelhano investir uns milhões na compra de carruagens que os "filipes" iam deitar para a sucata.
    Segundo informações de última hora os milhões ainda não chegaram ao reino de lá pela simples razão que o material descarrilou no caminho, não pode ser entregue e portanto o tal bom negócio do calhau ficou adiado para outro dia

    ResponderEliminar
  2. AIReF fala de "frontera francesa" mas não de "la frontera portuguesa".
    ver o blog PPP Lusofonia
    https://ppplusofonia.blogspot.com/2020/08/espanha-analise-da-airef-desvaloriza.html

    ResponderEliminar