30/09/2019

TIROU-ME AS PALAVRAS DA BOCA: A maior ameaça à democracia vem da suas instituições ocupadas por "gente que não sabe estar"

«Não quero dizer que Tancos seja o cenotáfio da democracia. Seria exagerado. Mas, se houver um dia uma tragédia, poder-se-á dizer que alguma coisa começou ali, naquela charneca. Tancos acrescenta-se ao BNP, ao BES e ao BCP. À PT, à EDP e aos cimentos. À Face Oculta e à Operação Marquês. Aos incêndios e à Protecção Civil. Aos políticos arguidos e nunca julgados. Aos despachos de arquivamento inexplicáveis. (...)

Em tempos de politica de massas, de redes sociais e de lugares comuns, os regimes autoritários, fascistas, comunistas ou populistas são, como no passado recente, golpes em democracias falhadas, em países onde as revoluções não vingaram e onde a democracia foi capturada.

Não serão brigadas fascistas, regimentos europeus ou destacamentos comunistas que ameaçarão a democracia portuguesa. Nem sequer o capitalismo chinês ou as multinacionais americanas. Quem o fizer, será graças aos políticos portugueses e aos tribunais portugueses. E será por causa da corrupção, do nepotismo e da porta giratória. E da falta de justiça.»

«Os inimigos da democracia», António Barreto

1 comentário:

  1. E o que tem o inquilino de Belém a dizer sobre isso tudo? Dito "Portugal é uma porta giratória,especialmente para os africanos" (no contexto da escolha do rectângulo para mais uma reunião jovem global-francisquinha em 2022).

    ResponderEliminar