Quem enganou quem e como?
Os consumos dos veículos ligeiros de passageiros anunciados pelos fabricantes foram desde 1997 e até Agosto medidos pelo sistema New European Driving Cycle (NEDC).
O NEDC foi definido e mantido pelo World Forum for Harmonization of Vehicle Regulations da UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) e visava medir o consumo médio e as emissões durante a utilização típica de um carro na Europa e de há muito era criticado por apresentar resultados inatingíveis na realidade.
Por isso, a partir deste mês, o NEDC vai ser gradualmente substituído na Europa pelo Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP), um sistema igualmente desenvolvido pelo World Forum for Harmonization of Vehicle Regulations da UNECE que se espera medir consumos e emissões mais próximos das médias reais.
Qual manipulação? Não foi a indústria automóvel que desenvolveu o NEDC. A manipulação custou aos condutores europeus um extra? Como assim? Se a UNECE tivesse um sistema de medição mais realista, os condutores gastariam menos combustíveis ou este seria mais barato?
O irrealismo do NEDC era há mais de 10 anos um Segredo de Polichinelo conveniente para muita gente. A indústria automóvel estava evidentemente cansada de saber e todos governos (nomeadamente o alemão, o francês e o italiano) assobiaram para o lado para não prejudicar os seus campeões.
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