21/09/2008

Se for necessário tornar obrigatório o 12.º ano então a ministra da Educação não domina a lógica binária.

Em resposta à tese presidencial de tornar a escolaridade obrigatória até ao 12.º ano (um passo para abreviar a derradeira degradação do sistema público de ensino), a ministra da Educação elaborou a seguinte implicação lógica:

«Se a resposta das escolas for tão boa como está a ser, provavelmente nem será necessário tornar obrigatório o 12º ano.»

Se a lógica binária fizesse parte do software mental da ministra da Educação e, em consequência, soubesse que a implicação lógica «se A então B» é equivalente à sua contra-recíproca «se não B então não A», então a ministra teria percebido que o que disse é aproximadamente equivalente a:

Se for necessário tornar obrigatório o 12.º ano então é porque a resposta das escolas não é tão boa como parece.

Convém tomar nota e recordar quando esta ou outra(o) ministra(o) concluírem que será necessário tornar obrigatório o 12.º ano.

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