| Utilizadores mensais de IA, em percentagem da população em idade activa Fonte: Global AI Adoption in 2025—A Widening Digital Divide |
Sendo certo que dizer, como o Dr. Matias, ministro da Reforma do Estado, que o Portugal dos Pequeninos tem «todas as condições para se tornar um líder mundial na IA» é algo do domínio do pensamento milagroso, o 20.º lugar no ranking europeu de utilização da IA e o 35.º mundial, estão em linha com outros domínios e não são um desastre.
O problema não é utilizar a IA, o problema é para que é ela utilizada.
ResponderEliminarUm estudante universitário meu conhecido conta-me que no curso dele (que é bastante prestigiado) praticamente todos os estudantes usam IA, às escondidas, para os ajudar a fazer os exames.
No Irão usam IA para identificar mulheres que andam sem véu. Até quando elas estão ao volante dentro do seu carro as conseguem identificar. O Irão sem dúvida está entre os grandes utilizadores de IA no mundo!
ResponderEliminarA questão aqui, como bem observou o Luís Lavoura, é saber para que é que os utilizadores em cada país estão a usar a AI.
ResponderEliminarPor exemplo, é muito diferente usar a AI para auxiliar a investigação científica e/ou desenvolver software do que usar a AI para criar/manipular fotografias ou vídeos para o YouTube.
Ao tratar toda a utilização da AI da mesma forma, este relatório falha nesse capítulo.