01/10/2025

CASE STUDY: O mercado português dos mídia é "moderadamente concentrado". E esta, hem?


Foi com alguma surpresa que vi no gráfico acima (publicado numa newsletter da Economist a partir de dados do Global Media & Internet Concentration Project ) que Portugal ocupa o 5.º lugar em 19 países com maior concentração dos mídia.

________________ 

O Índice Herfindahl–Hirschman (IHH) mede a competitividade pelo grau de concentração dentro de um mercado específico. Um HHI inferior a 1.500 é considerado um mercado competitivo, um HHI de 1.500 a 2.500 é moderadamente concentrado e um HHI de 2.500 ou mais é altamente concentrado. O mercado português dos mídias é, pois, classificado como moderadamente concentrado.

3 comentários:

  1. Ajuda muito o facto de Portugal ser um país único, sem subdivisões internas relevantes. Por exemplo, os EUA, a Alemanha e a Suíça são estados federais, nos quais é normal haver órgãos de informação locais.

    ResponderEliminar
  2. «Foi com alguma surpresa»

    Como se os média portugueses não dissessem todos a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  3. Concentrado e consertado ou será concertado. Viva Portugal e os seus.........

    ResponderEliminar