Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.
Em retrospectiva: há sete anos o governo do Dr. Costa assinou um protocolo com o Dr. Basílio Horta, presidente da câmara de Sintra, um entre vários antigos cristãos-democratas convertidos às delícias do socialismo, para a construção do hospital de Sintra co-financiado pela câmara e o ministério das Finanças. O ano passado o ministro do SNS Dr. Pizarro anunciou a contratação de 600 profissionais. Sete anos depois o Dr. Basílio anunciou a inauguração do hospital com as obras por terminar, sem equipamento e sem os profissionais. (fonte) Uma nova tentativa de inauguração falhou devido a problemas de construção e de segurança só agora identificados.
Banco de Fomento é «torrar dinheiro em coisas que não valem pevide»
Recordemos que o Banco de Fomento sucedeu a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, ressuscitado em 2018, só viu a luz do dia em 2021, depois de dois anos a ser anunciado pelo então ministro da Economia. E entre outros desastres desde a sua fundação em 2012 registou perdas de 124 milhões nas cerca de 300 startups em que participou. Desde então já teve mais de uma dezena de administradores e o ano passado mais dois que se demitiram por “cansaço”.
O Dr. Costa Silva, que foi ministro da Economia e tutelou o Banco de Fomento, vem agora informar-nos com quatro anos de atraso que «em Bruxelas não tinham muita confiança no Banco de Fomento».
Ele é uma autoridade em oportunidades perdidas
É difícil não concordar com o Dr. António Mendonça Mendes - afinal ele esteve 7 anos nos governos do Dr. Costa é um dirigente do PS há muitos anos e irmão de outra dirigente (lá está, a grande família socialista, sempre) - quando escreve que o OE 2025 é «um exercício assente numa visão de curto prazo, que gasta em termos de maior abundância e retira margem para responder a tempos de maior dificuldade. Uma oportunidade perdida. Os portugueses não o mereciam.»
«A educação é a nossa paixão»
A semana passada lembrei que entre as obras do Dr. Costa se destaca os desempenhos dos alunos medidos pelo PISA 2022 (Programme for International Student Assessment) que registaram quedas face a 2018 de 21 pontos em Matemática, 15 pontos em Leitura e 7 pontos em Ciências, quedas superiores à média dos países da OCDE em 41%, 54% e 249%, respectivamente. Faltou ilustrar o feito com este gráfico.
As empresas são todas iguais e umas são mais iguais do que outras
O ano passado tiveram benefícios fiscais 86 mil empresas e apenas 20 grupos empresariais (0,02 por cento do total) tiveram 16,5% do total.
Sem comentários:
Enviar um comentário