25/11/2024

Crónica de um Governo de Passagem (28)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Mercearia orçamental. No topo do mundo

Mais de 2.100 propostas de alteração ao OE2025 foram apresentadas à razão de uma para cada duas páginas das quase cinco mil, com o Chega em primeiro lugar com 639 propostas, seguido do PCP com 517, do Livre com 264, etc. O PAN com 238 propostas para um só deputado teve um desempenho prodigioso que, se igualado pelos outros partidos, teria resultado em quase 55 mil propostas o que seguramente colocaria o parlamento português no topo do mundo.

O outro contribuinte deste blogue fez em 2017 as contas do número de páginas por cada milhão de euros dos orçamentos português e do Reino Unido e conclui que eram respectivamente 4,7 e 0,076 o que dava um rácio comparativo de verborreia com 1 para 62. Aqui sem dúvida, estamos no topo do mundo.

A educação também é uma paixão para a AD? Será este governo bom no género mau?

Há um mês havia 54 mil alunos que em algum momento não tiveram aulas a pelo menos uma disciplina e nesta altura ainda há mais de 2 mil alunos nessa situação. Dir-se-á que pior não seria possível, mas foi. No final do 1.º período do ano lectivo passado o governo para quem «educação era uma paixão» tinha quase 21 mil nessas mesmas circunstâncias.

Aproveitai enquanto dura…


Graças principalmente ao turismo, que este ano deverá atingir 20% no PIB, o saldo positivo da balança corrente e de capital, isto é, o excedente externo voltou a subir no 3.º trimestre para 8,2 mil milhões, o equivalente a 3,9% do PIB, com um crescimento de 4,7 mil milhões em relação ao mesmo período do ano passado. Se quisermos imaginar o que seria da economia portuguesa sem este surto do turismo podemos olhar os saldos negativos do gráfico até 2011 entre os -4% e os -12%.

… e aí está o endividamento a aumentar

Jornal Económico

Aumento devido principalmente às empresas privadas com uma subida de 2 mil milhões de euros em Setembro. Se fosse para investimento produtivo…

Contas erradas

O Ministério da Saúde corrigiu agora um erro do OE2025 com um aumento da despesa que explicou ainda não estava totalmente quantificada.

Para convocar uma greve qualquer pretexto é bom

O Dr. Leitão Amaro, ministro da presidência, numa conferência de imprensa referiu o facto de Portugal ter um número de acidentes por km de ferrovia «sete vezes pior do que a primeira metade dos países europeus» e anunciou a «proibição de condução sob o efeito de álcool», sem estabelecer qualquer relação entre o facto e a medida. Um dos 17-sindicatos-17 da CP enfiou o chapéu e apressou-se a convocar uma greve «para defender a honra e o respeito profissional».


Sem comentários:

Enviar um comentário