Em 2023, o Turismo gerou um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 9,1% do VAB nacional em 2023 (8,6% em 2022) e estima-se que gerou um contributo total de 33,8 mil milhões de euros para o PIB em 2023 (12,7% do total e 12,1% em 2022). (*) Este ano o crescimento do turismo continua a puxar pela economia como mostram os gráficos seguintes.
Expresso |
Expresso |
Não seria preciso mais do que a queda do turismo para os níveis de 2016, em que o VAB gerado pelo turismo em relação ao VAB nacional foi menos 4 pontos percentuais inferior ao de 2023, para a economia começasse a tropeçar. Basta comparar o PIB per capita (pc) português com o dos países onde o turismo tem um peso maior que é menos de metade dos Países Baixos e da Áustria, até mesmo a Espanha que tem um PIB pc 25% superior ao português.
E não, não se trata de reduzir o turismo, trata-se fazer crescer a economia aumentando a produtividade. Como?, perguntareis e eu respondo: não fazendo a mesma coisa que os governos vêm fazendo, uns mais outros menos, há 50 anos (pelo menos).
_______________
(*) «O VAB e o consumo do turismo no território económico reforçaram o seu peso relativo no total da economia, atingindo máximos históricos», INE, 1 de agosto de 2024, Conta Satélite do Turismo
IRS Jovem e reformados é o que está a dar votos.........
ResponderEliminar