Esta oposição não viveu em Portugal nos últimos 25 anos
Roubei o título a Henrique Monteiro que concluiu ser esta a possível explicação para muitos dos inexplicáveis temas e da sua inexplicável oportunidade, alguns deles abordados nestas crónicas, que o PS acolitado pelos parceiros da geringonça tem levantado nos últimos quatro meses.
«A educação é a nossa paixão»
Segundo as contas do Expresso, na quarta-feira passada havia 1.536 horários por preencher de resultariam quase 180 mil alunos do básico e do secundário com pelo menos uma disciplina sem professor. Ora, não sendo conhecido nenhum êxodo súbito de profs nem o aumento súbito de 180 mil alunos, a coisa só pode dever-se aos 8 anos de governos do Dr. Costa durante os quais o número de alunos no ensino não universitário se reduziu em 75 mil e o número de professores aumentou 10 mil. Então, perguntareis, como é possível faltarem professores? Por duas razões: (1) aumento do número de disciplinas, com dois propósitos: (a) criar mais lugares de profs e (b) adicionar disciplinas de doutrinamento woke por encomenda dos parceiros da geringonça; e (2) a erupção de milhares de baixas de longo prazo de profs no início de cada ano lectivo.
«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»
Em 2015 o Dr. Costa prometeu que mais meio milhão de “utentes” passariam a ter médico de família, reduzindo para metade os cerca de um milhão que ainda não tinham. Sete anos depois em 2022, o milhão do governo neoliberal transformou-se em um milhão e quatrocentos mil portugueses sem médico de família e em Agosto atingiu chegou quase a um milhão e setecentos mil. Espera-se a todo o momento que o Dr. Pedro Nuno responsabilize o governo AD pelo descalabro.
A bazuca está encravada (talvez seja melhor assim)
Até ao final de Agosto, dos 16,6 mil milhões da bazuca, financiada com o dinheiro dos contribuintes europeus, Bruxelas entregou ao governo português 8,5 mil milhões e este pagou aos “beneficiários” 5,2 mil milhões (fonte). Se grande parte dos fundos já entornados numa economia que não sabe o que fazer com eles foi mal aplicada, imagine-se como serão torrados os milhões ainda não entregues com a pressa de não os “perder”.
«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»
No último balanço que fizemos sobre a EFACEC em Março, concluímos que decorridos mais de quatro anos da nacionalização, a facturação da EFACEC caiu de 430 milhões para menos de 100 milhões, foram torrados mais de 300 milhões e o total de perdas do Estado e dos outros accionistas atingiria 513 milhões. Cinco meses depois, sabe-se que o total de perdas pode chegar aos 564 milhões.
Continua a saga da aprovação de um orçamento que ninguém ainda conhece
O Dr. Pedro Nuno já disse tudo sobre a aprovação do OE2025 e o seu contrário e agora a Drª Alexandra Leitão, que também já confessou que gostaria de ser um dia a chefe socialista, anunciou que o PS não aprovará um orçamento “de direita” de um “governo ultraminoritário” (ela esqueceu que o Dr. Costa formou o seu primeiro governo "ultraminoritário" com 86 deputados, derrubando um governo PSD-CDS com 107 deputados). O Dr. Ventura, falhada a troca da sua aprovação por um referendo sobre a imigração, também já disse que não quer conversas sobre este tema. A Dr. Mortágua juntou-se-lhe ameaçando o PS se este viabilizar o orçamento.
Take Another Plan. E repente fez-se luz. Se parece um pato, nada como um pato e grasna como um pato, provavelmente é um pato
[Para quem queira perceber melhor a distorção do agitprop da esquerdalhada, pode ver neste vídeo o que disse na audição da CPI no parlamento o Dr. Lacerda Machado, um amigo do peito do Dr. Costa e uma personagem insuspeita de simpatia pelo governo PSD-CDS que negociou a privatização.]
Existem fontes para o nº de professores ter aumentado 10000 de 2015 para 2023? E para essa diminuição no nº de alunos?
ResponderEliminarCitado de memória como ordem de grandeza. Os números exactos do ensino não superior são:
ResponderEliminarDocentes 2015 141.274 2023 149.816
Alunos 2015 1.716.155 2023 1.610.300
Alunos por professor
2015 12,1 2023 10,7
https://prod2.pordata.pt/portugal/docentes+em+exercicio+nos+ensinos+pre+escolar++basico+e+secundario+total+e+por+nivel+de+ensino-240
https://prod2.pordata.pt/portugal/alunos+matriculados+total+e+por+nivel+de+ensino-1002
Obrigado!
ResponderEliminar