20/05/2024

Crónica de um Governo de Passagem (2)

Navegando à bolina
(Continuação de 1)

O novo aeroporto será em "jamais" Alcochete e não custará nada

Uns quinze anos depois do Eng. Mário Lino ter decretado o célebre “jamais” à opção Alcochete e, não obstante, o seu chefe Eng. Sócrates ter anunciado que o novo aeroporto seria lá no Campo de Tiro e ficaria pronto entre 2013 e 2014, o primeiro-ministro em exercício anunciou o mesmo, desta vez com uma quase total unanimidade, possivelmente resultante de um compreensível cansaço da nomenclatura, do comentariado e do povo em geral que aguardavam desde 1969, quando foi criado pelo Decreto-Lei n.º 48902 do Dr. Marcelo (não o que está de PR, mas o seu padrinho Caetano) o “Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa”.

Juntamente com o aeroporto, foram anunciados uma nova ponte sobre o Tejo e o TGV até Madrid. O governo garante que o custo dessas infraestruturas (uns vinte e tantos mil milhões de euros que com o rácio de derrapagem das obras públicas poderão facilmente atingir uns cinquenta mil milhões ou quase um quinto do PIB de 2023) não seria pago pelos contribuintes. É caso para ficarmos preocupados porque, como a história mostra, o grátis é uma das coisa mais caras no Portugal dos Pequeninos.

O governo da AD é parecido com um do PS com uma pequena diferença 

A diferença é que o primeiro não tem as políticas certas e o segundo tem as políticas erradas. [Isto é uma boutade; a coisa é bem mais complicada, a começar por saber o que sejam as políticas certas e as políticas erradas.] 

1 comentário:

  1. Ai vamos nós......Alguém vai pagar, até podem ser os outros.....

    ResponderEliminar