08/02/2024

SERVIÇO PÚBLICO: Uma obra de demolição de alguns dos mitos mais populares no Portugal dos Pequeninos (3)

Continuação de (1) e (2)

Mais um post sobre os mitos cuja demolição considero mais importante, recordando que os factos que fundamentam a demolição foram amplamente estudados e documentados no livro de Nuno Palma e nas dezenas de trabalhos de investigação que publicou (cfr o seu Research output).

Ao contrário do mito da exploração do Império Colonial, o contributo das colónias para o enriquecimento de Portugal foi sempre reduzido. Sem as colónias o rendimento per capita dos portugueses teria sido praticamente o mesmo. Apesar das receitas geradas pelas colónias serem nalgumas épocas importantes para o Estado, em parte porque as receitas do Estado só representavam uma percentagem pequena do PIB (3 a 5%), o peso do comércio colonial para a economia era marginal.

Ao contrário de influenciar positivamente o desenvolvimento de Portugal, o ouro do Brasil, possivelmente o maior contributo das colónias a partir do final do século XVII, teve um contributo negativo para o desenvolvimento e ajudou à decadência a partir da segunda metade do século  XVIII. Voltaremos a este tema num próximo post.

(Continua)

1 comentário:

  1. Tinha como certo que as colónias eram muito importantes para a riqueza do país.

    ResponderEliminar