05/02/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (103a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O pedro-nunismo é uma pálida imitação do socratismo

Não será por acaso que o Dr. Pedro Nuno copiou aquele estilo grandiloquente, enfático e emproado que parece excitar as viúvas do Sr. Eng. Sócrates, depois de oito ano de sonsice e maquiavelismo parolo do Dr. Costa. A cópia é inferior ao original em todos os domínios, incluindo na ousadia e na extracção de fundos públicos que no caso do Sr. Eng. parece ter atingido indirectamente (via o Dr. Salgado) mais de 30 milhões e no caso da cópia uns míseros 200 mil euros à custa da chico-espertice de ter casa em Lisboa a 700 metros do local de “trabalho” e declarar que continuava a viver na terra do avô sapateiro.

Madeira, uma República de Bananas

Após anos de investigação, um batalhão de inspectores aerotransportados aterra na Madeira e incrimina os herdeiros do Bokassa das Ilhas que ficam detidos ilegalmente por mais de 48 horas e dissolve-se um parlamento que não poderia ser dissolvido nos primeiros seis meses. O que é feito dos assanhados constitucionalistas que nos tempos da troika viram anticonstitucionalidades em cada medida? 

APA, uma autoridade de regulação ao seu serviço

A Agência Portuguesa do Ambiente decidiu não prolongar a declaração de impacte do aeroporto do Montijo que emitiu há quatro anos porque o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas descobriu agora que «há uma alteração objetiva de circunstâncias». Quais circunstâncias? O milherango (Limosa limosa) está ameaçado de extinção? Não acredito. É mais o Relatório Preliminar da Comissão Técnica Independente do Novo Aeroporto que está ameaçado por contradições.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Quando em Setembro de 2022 foi inventado o novo CEO do SNS (chamaram-lhe a nova “arquitectura”) a coisa parecia um novo monstro. Quando um ano depois foram aprovados os estatutos do novo monstro encavalitado no velho, aumentaram as dúvidas de que coisa funcionasse. Seis meses depois, já não há dúvidas. Os maiores hospitais que têm de assegurar as urgências não conseguem contratar os médicos.

«A educação é a nossa paixão»

Segundo o Estudo sobre a realidade demográfica e laboral dos professores do ensino público em Portugal 2016/17-2020/21, em média faltam diariamente 11 mil professores e é preciso todos os anos substituir 20% dos professores ausentes por doença prolongada, dos quais 10% são responsáveis por 80% das faltas. Apesar do número total de docentes ter aumentado 6% nesse período, seriam necessários mais porque devido à redução de horários dos professores e ao aumento da carga lectiva, em resultado do expediente do ministério para amansar os sindicatos de aumentar o número de disciplinas para mais do compensar a redução do número de alunos.

Os governos socialistas do Dr. Costa falharam completamente no campo da educação, salvo nos urinóis onde está a ser feito um investimento para que os 122 “géneros” possam todos fazer xixi e cocó onde melhor lhes aprouver.

Quem disse que o governo do Dr. Costa não faz reformas estruturais? Veja-se a nova lei que pune os pais com multa e até cinco anos, prisão e perda das responsabilidade parentais se se opuserem a que os cachopos prossigam as suas vocações numa das clínicas transgénero que fariam o orgulho do Dr. Mengele.

Votando com os pés

Em 2022, voltaram a sair cerca de 60 mil emigrantes sobretudo para a Suíça (10.000), Espanha (8.272), Reino Unido (7.941, França (7.663) a Alemanha (5.935). Inevitavelmente, todos eles pertencem a uma de duas categorias de resistentes à paixão socialista pela educação: os mais qualificados e/ou os mais inconformados.

(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário