01/01/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (98)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Tempos médios de espera de várias horas nas urgências dos hospitais da região de Lisboa que chegam a atingir mais de 17 horas no Hospital Amadora-Sintra. Entretanto, o Dr. Pizarro, o bonzo que faz de ministro do SNS, reconheceu que a emergência pré-hospitalar deixará de ter nos próximos meses menos dois helicópteros durante a noite.

Um elefante branco faz da ferrovia uma solução menos eficiente do que rodovia

Com a ajuda do Dr. Pedro Nuno, o sucessor do Dr. Costa, os preços actuais dos bilhetes de comboio são mais elevados do que os dos operadores rodoviários, situação singular em todo o mundo onde se verifica o inverso.

«A educação é a nossa paixão»

Duas semanas de depois de serem divulgados os resultados desastrosos dos testes PISA 2022, o desastre foi confirmado com os resultados das provas de aferição realizadas em Junho e Julho no 2.º, 5.º e 8.º anos. Os resultados foram geralmente maus e foram péssimos no 2.º ano de Matemática onde só houve negativas.

O Dr. Centeno prepara o seu futuro dando lustro social ao seu currículo e polindo o seu lado esquerdo

O Dr. Centeno não se poupa a preparar o seu futuro e às múltiplas iniciativas em que já participa acrescentou agora uma “conversa” com D. Pilar del Rio, a viúva de José Saramago, sobre “Direitos e Deveres Humanos” (pode ver-se aqui um vídeo fofinho com a troca de ternuras entre ambos).

Festejar nesta altura o excedente das contas da Segurança Social é assim o mesmo que festejar a chuva no Inverno ou o sol no Verão

Ainda em Setembro a imprensa amiga salientava o aumento de 886 milhões para 3.347 milhões do excedente da Segurança Social até Agosto o que num período de baixo desemprego é insuficiente para compensar os períodos inevitáveis de recessão que inevitavelmente chegarão um dia. Acresce que, como salientou o economista Jorge Bravo, esses saldos resultam das transferências do OE que, por exemplo, em 2024 ultrapassarão 7 mil milhões. Dito de outro modo, o sistema de segurança social já nesta altura deficitário porque não gera receitas suficientes para pagar as despesas e com envelhecimento da população será cada vez mais deficitário. Há seis décadas por cada pensionista havia 21,1 contribuintes, rácio que chegou a cair durante o resgate até 1,3 e actualmente é 1,7 graças ao desemprego reduzido e aos imigrantes.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Depende de qual a Óropa. Nos sete anos de 2019 até 2025 o crescimento no Portugal dos Pequeninos será menos 5 pontos percentuais do que os países comparáveis.

mais liberdade

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Um dos feitos do Dr. Costa foi conseguir nos sete anos dos seus governos de 2016 a 2022, em que ele disse ter virado a página e acabado com a austeridade, que o investimento público fosse inferior em 20% ao dos sete anos anteriores que compreendem os três anos do período de resgate.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O agitprop do governo vem embandeirando em arco a redução do rácio da dívida pública, conseguida em boa parte pela inflação, e anuncia que ficará abaixo dos 100% no próximo ano, o que a CE estima só terá lugar em 2025 e que em 2034 o rácio ainda estará em 82,9%. A CE considera ainda que a médio prazo «os riscos parecem elevados» e se o saldo médio das contas públicas nos próximos anos for igual à média dos últimos 15, nesse caso em 2034 o rácio subiria 13 pp para 96%.

O Estado sucial é um caloteiro

Enquanto o agitprop salienta os seus feitos em matéria da redução da dívida pública, o governo do Dr. Costa aumenta a dívida aos fornecedores do SNS para 2,4 mil milhões de euros, dos quais 1,6 milhões de euros estão em incumprimento e, desses de 771 milhões em atraso há mais de 90 dias depois do prazo. (fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário