13/06/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (18a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O Dr. Costa pediu às empresas, sem se rir, um “esforço” para aumentarem os salários

Depois de ter recusado aumentar os seus empregados, uma parte dos quais constitui a sua freguesia eleitoral, o Dr. Costa apelou às empresas para aumentarem os salários em 20% em quatro anos para que estes subam de 45% para 48% do PIB. Vou servir-me do que escreveu o economista Aguiar-Conraria para mostrar a piada do Dr. Costa: (1) a meta que propôs não depende dele; (2) a recusa de aumentar a sua freguesia mais do que 0,9% foi, disse, para não aumentar a inflação, inflação que no caso dos salários das empresas privadas teria um efeito imediato nos preços; (2) se os salários das empresas privadas tivessem o aumento que ele atribuiu à sua freguesia, como o PIB nominal deve aumentar 8,8%, o peso dos salários no PIB diminuiria de 45% para 42% em vez de subir para 48%; (4) como o Dr. Costa não explica se o aumento de 20% é nominal ou real, se for nominal com a inflação prevista os salários reais diminuirão.

Take Another Plan

Questionado sobre a devolução do dinheiro injectado na TAP (2,5 mil milhões mais as ajudas Covid não reembolsáveis), o chairman disse no parlamento que só talvez a partir de 2025, com os talvez dividendos e que não talvez não seja fácil. Dos 230 deputados só talvez os oito rapazes do IL terão ficado surpreendidos.

SATA, a TAP das ilhas ou a “regionalização” do transporte aéreo

A CE aprovou o plano de reestruturação da SATA que implica uma injecção de 453 milhões em capital e garantias financeiras. Recordemos a propósito que esta companhia regional de aviação dos Açores, assinou em 2016 um contrato de leasing de um avião Airbus A330 que custou até agora mais de 40 milhões de euros, com o avião estacionado desde 2019 no aeroporto Sá Carneiro, por custar mais caro se estivesse a operar.

Boa Nova

O Dr. Costa Silva é mais um ministro da Economia que desempenha o posto como se fosse o ministro da Palração. Dêem-lhe um púlpito ele não resistirá. No Dia Mundial dos Oceanos anunciou que chegarão a Lisboa 4.000-empresários-4.000 para investirem na economia azul e que Sines quadruplicara o número de contentores (se tivermos um novo cais).

Choque da realidade com a Boa Nova

O PRR anunciado como a salvação do Estado sucial do Dr. Costa está a ser um fiasco. Dos 16 mil milhões aprovados só foram pagos 696 milhões (4,35%) e destes apenas 1,4 milhões chegaram às empresas.

A produção de hidrogénio tem sido apresentada como a salvação das energias renováveis. A CE parece não concordar e deixou a produção de hidrogénio fora das recomendações para Portugal e, em vez disse, entende que Portugal se deve focar no desenvolvimento das interligações de electricidade. Ora acontece que esse foco não dá para grandes acções de propaganda e por isso o governo quer que Portugal tenha «um papel de grande relevo no mercado europeu de hidrogénio», significando torrar dinheiro em subsídios para tecnologias que ainda não estão nem estão maduras tão cedo e para as quais o know-how no Portugal dos Pequeninos é mais now-how?

A ministra da Agricultura, uma séria candidata a ministra das vacuidades, disse a semana passada que a produção de 18% dos cereais consumidos irá aumentar até 38%, isto é, há uma “estratégia” para tal. Estratégia que por acaso já vai no quinto ano e que se tivesse sido aplicada não teríamos o problema que vamos ter com as consequências da invasão da Ucrânia.

(Continua amanhã)

1 comentário:


  1. Eu, com notório júbilo, aprecio que vós denuncieis a bosta (viva mamadou baila ba) onde este país vive.
    Abraço

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